BOCA DA NOITE






                                 Mininu Zizito!!! , vem pra dentro mininu danadu, sai dessi serenu qui ta' caindu, a boca da noiti e' a pio' hora di toma' serenu , num sabi nao mininu safadu??
                                 
                                  Era mae Bene me chamando, e eu vinha correndo de volta para dentro de casa morrendo de medo da tal da ''BOCA DA NOITE'', tinha um pavor, uma '' paura'' ,como dizia minha avo' materna, a vo' Jula, era Julia mas quando aprendi a falar o nome dela, nao sabendo pronunciar direito, falava ""jula'' e jula ficou.

                                   Eu nao tinha medo do sereno, apesar de mae Bene viver dizendo que ele era ''ruim, que deixava as pessoas ''costipadas'', ''resfriadas'', ''gripadas'' e as vezes ate' com febre...

                                   Qe' fica' cum febri e' mininu zizito? intao vai la' fora brinca nu serenu dispois di toma' banhu quenti, i a boca da noiti ti pega e ti costipa i ti da' no' nas tripas. E eu nao ia nao!!!, morria de medo.

                                    Tem uma musica antiga ,que sempre tocava no radio ou na vitrola la' no casarao da fazenda....."" O sereno vem caindo...vai molhar o meu chapeu...e tambem vao sumindo as estrelas la' no ceu....tenho passado tal mal..que a minha cama e' uma folha de jornal......"" gostava desta musica e muito, entendia esta parte do sereno, sabia que ele molhava a cabeca, as costas, e se era inverno ficava gelado...mas era tao gostoso...eu punha lingua para fora para tentar sentir, beber o sereno, tudo sem mae Bene ver, mas agora quanto a boca da noite hummm!!! e mae Bene comentava desta musica:- 

                                       Viu? esti ai tomo serenu na boca da noiti e agora ta' passandu mau, num tem nem onde drumi, dromi no chao geladu.. vai piora' i e' capaiz inte' di morre!!!...e eu oh!!! sai boca da noite!!!..

                                         Achava que a boca da noite era enorme, olhava aquela noite escura, aquela escuridao na fazenda, e parecia que via a boca da noite, grande, cheia de dentes e que o sereno era a baba dela que escorria e caia em cima de mim.

                                         Assim mesmo brinquei muito ''na hora que comecava a cair o sereno e a boca da noite escancarada queria me engulir vivo"", mas como nunca me engoliu brinquei ate' o dia que deixei de ser um ''mininu danadu'', cresci, casei, tive filhos e tudo comecou a se repetir

                                          Onde estao as criancas? ah nao!!! de novo?

                                           Quantas vezes eu ja' disse para nao brincar no sereno? e ainda mais esta hora na boca da noite!!! entrem ja', eu disse ja', e e' ja' mesmo.
    
                                             E as pobres entravam , me olhavam sem entender nada...

                                             Mas, pai, o que e' esta tal de boca da noite de que o sr.tanto fala? sereno? 

                                             E eu fiz diferente de mae Bene, sentamos no chao da sala, aquecida, e expliquei do melhor modo que pude, vi pelos olhares que ficaram meio assim assim e foram dormir...mas a cacula de 4 anos virou, voltou, me deu um uuutaaa e pediu:-

                                              Posso durmi na sua cama hoje?

                                              Pode, mas por que?

                                              To cum medu da boca di noiti!!!

                                              Era eu..sou eu..Igualzinha a mim...tambem muitas vezes dormi na cama de mae Bene, porque minha nao deixava dormir no meio dela e de meu pai...Dizia :- Mae Bene te colocou medo?? vai dormir com ela entao..e eu ia.. e era isso que mae Bene queira, seu nenem dormindo com ela..

                                               Que saudades de ter medo da ''boca da noite!!!!.

                                            ****************************************


ps: BOCA DA NOITE...voce conhece este termo? 
       
        Sim? ah!! que bom, que otimo para voce.......
     
        Nao? que pena!!! 

        Boca da Noite quando nos e' apresentada na infancia deixa sabor de quero mais...e na idade adulta? Nao deixa nada, isto e' deixa sim....costipacao, resfriado, gripe...hahah

        Parou para pensar nas palavras...costipacao? constipacao?? ja' tinha ouvido ? servindo para gripe? pensei que fosse "" constipacao intestinal, intestino preso, correto? por que sera' que era usada para definir uma doenca do trato respiratorio? nunca soube!!

         E resfriado entao? conheco ''frango congelado ou resfriado"' leio nas embalagens...agora me diga? 

          Somos resfriados tambem?....

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 18/08/2009
Reeditado em 11/01/2010
Código do texto: T1760390