desde 91

Sinto saudade do meu pai,desde então não pude mais acabar com esse sentimento.

Interessante como ele plantou as suas sementes,foram treze ,que regou do jeito dele,com muito trabalho,pouco tempo para conversas,mas quando sentava na mesa em seu lugar,prestávamos muita atenção a tudo que ele dizia,era um sábio,RS.

Aos dezenove anos ,nossa avó materna pede a ele que assuma os negócios e acabe de criar seus irmãos caçula,esses que se tornaram seus sócios na indústria de beneficiamento de café,a pedido de nossa avó materna,pois nosso avô falecera.

Ali ele se tornou um homem muito procurado não tinha descanso nem aos domingos,cada sítio que visitava em busca de café ,ele voltava com um agrado,polenta,milho,galinha,que ganhava das pessoas,kkk

O colocaram diversas vezes na política mas não foi vereador não,fazia parte naquela época se envolver com isso,mas nossa mãe dizia ,não entre nessa homem ,isso não é bom negócio,e ele a ouvia,só virou político em nossa família um de seus irmãos que não ficou também junto dos negócios da família,pois era ambicioso demais para suportar uma sociedade,esse foi eleito oito vezes vereador,RS...era um bicho esse meu tio,só aprontava, já estava no sangue ,o coisa ruim.... meu pai não deu certo nisso não, por que era um homem honesto,nunca foi corrupto,tinha muito caráter em tudo que fazia,nos deu exemplos que jamais esquecemos,conseguimos passar para nossos filhos isso graças a Deus.

Eles conheceram seu avô,um homem calmo,de olhar doce,profundo,tão profundo que quando nos olhava parecia que via dentro de nós,ele não dizia nada mas sabia tudo que se passava com nós.

Era legal até ficar doente em casa,rs,ele enchia o criado mudo ao lado da nossa cama de biscoitos waffer recheados, que naquela época era coisa de rico só,rs, então quando ficávamos doente tinha isso,e maça vermelha uma só nossa,doces,kkkk.

Ele sabia tudo viu,quando havia chuvas fortes em nossa cidade,costumava acabar energia elétrica,ela ia e voltava,

daí, ele nos dizia assim:-

se a luz apagar e acender três vezes seguida é por que a energia não voltará mais hoje a noite,

só amanhã cedo quando vocês acordarem,e quando isso acontecia,

e o sono não vinha,para nos distrair ele sentava todos em volta da mesa de jantar e ficava fazendo sombra com as duas mãos na parede,

as sombras se transformavam em águias,pombinhas,cachorros,coelho,até uma cobra engolindo sapo,kkkkkkk era incrível .

Nossa pai era muito religioso,toda noite rezava um terço de joelhos ao pé da santa de sua devoção Nossa Senhora de Fátima,que hoje está em sua morada eterna.

Toda noite após rezar ,ouvíamos histórinhas para dormir,algumas até hoje não sei o final,kkk, era emocionante ouví-lo declamando poemas.

Ele era muiuto bom comerciante e dizem que nós filhas saímos a ele,kkk

Nossa mãe com tantos afazeres domésticos ,e nós tantos filhos correndo pela casa ,aja paciência,RS.

Era uma surra por dia,só aprontávamos,e pior que as surras dela nem doía mais,acho que a criança vai se acostumando a elas,do nosso pai nunca levamos uma palmada se quer e nem ousávamos experimentar,RS,engraçado isso ,nunca soubemos do peso da mão dele e tínhamos mais medo de levar palmadas dele do que dela,rs,sei lá se vocês entendem o que quero dizer.kkk.

Quando meu pai chegava do trabalho,sentava em sua poltrona preferida,seu cachorro de estimação o Nick,ficava ao lado,nossa irmã caçula trazia os chinelos ,e ali ficávamos sentados no chão ao seu redor,olhando ele que acendia seu cigarro Carlton,ele soltava a fumaça para cima e dizia assim:-

Não é por que o papai fuma que vocês devem fumar,isso é um vício e não faz bem para a saúde,viu.

Então indagávamos:-

Pai, se não faz bem para a saúde, por que o senhor fuma?

Ele como toda gente grande respondia tentando nos fazer entender o por que daquele ato ruim,mas se ele próprio não deixava aquilo era por que nem ele entendia né,rs,assim percebemos que,os heróis também tem defeitos, são humanos..puxam suas orelhas também quando fazem coisas erradas,e continuam errando e tentando aprender.

Felizmente não seguimos esse exemplo ,acho que ele conseguiu nos fazer entender .

Esses nossos heróis fazem o que não é para fazermos ,coisa de gente grande,faça o que falo mas não faça o que faço,RS.

Assim numa manhã ele também se levantou para ir ao trabalho,sentou-se em sua poltrona,calçando seus sapatos,minha mãe preparando seu café ,uma de nossas sobrinha,sua neta passava por ali todas amanhãs beijar os avós antes de ir para o trabalho,e o encontrou com dor forte no peito ,chamou pela minha mãe,que ao chegar ouviu dele :-

Hermínia eu amo você e as crianças,mas acho que tenho que deixá-la.

Assim a ajuda veio ,corrida para o hospital ,balão de oxigênio,nada adiantou ele se foi..............

Minha mãe até hoje repete suas palavras e diz:-

Ele falou que me amava,e amava vocês crianças.

Como aquelas palavras a confortaram,como foram importantes para ela,as vezes passamos a vida toda junto de quem amamos e no entanto nos esquecemos de apenas lembrar essa nossa metade,dizer Eu amo você,acho que faz parte né,ouvir.

Em gesto sempre sentimos seu amor,atitudes,mas nunca ouvimos dos seus lábios ele dizer eu amo você filha,(o).

E para ela também acreditamos que ele nunca tenha dito mas ela sabia,rs.

Sabia e queria ter ouvido e graças a Deus assim Ele permitiu.

Ele cumpriu sua missão acreditamos nisso também,pois levou ao altar todas suas nove filhas guiado pelo braço direito e as entregou aos seus maridos,como assim um dia ele comentou.

E graças ao pai terrestre que tivemos e ao pai do céu,somos mulheres que honram o sobrenome de seus maridos,levamos para casa todos os seus ensinamentos e hoje quero dizer a saudade que sinto do meu pai e como ele nos ensinou,estamos aqui só de passagem e que a nossa morada eterna é com o Pai de todos nós ,Deus.

Só não sentimos sua falta por que tudo que nos ensinou continua forte e vivo entre nós,

A SAUDADE PERMANECE.

Desejo assim a todos os pais um lindo dia cheio de calor humano junto a seus filhos(as)

Foi maravilhoso ter tido um pai como você em vida e sei que em luz continua aí por nós,

Hoje meu neto com apenas dois aninhos já sabe fazer as sombras na parede e criar bichos.rs

Aos verdadeiros pais que sabem amar ,os adotivos que são mais que pais,são homens que esbanjam amor e sabedoria.

Felizes dias dos pais a todos.

............................................................

Minhocavovo
Enviado por Minhocavovo em 13/08/2012
Reeditado em 13/08/2012
Código do texto: T3828310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.