AS BÊNÇÃOS NÃO PODEM SER RETIDAS

"DE UM SALTO SE PÔS EM PÉ, PASSOU A ANDAR E ENTROU COM ELES NO TEMPLO, SALTANDO E LOUVANDO A DEUS" (Atos, 3:8)

-------------------------------------------------------------------

Uma das lições centrais deste versículo é obviamente que DEUS quer que todo o indivíduo, dê aquilo que lhe foi dado, porquanto os dons não são dados por DEUS para nosso próprio aprazimento, ou apenas para o benefício pessoal daqueles que os recebem. Pelo contrário, os dons são conferidos para benefício alheio, sem importar se trata do dom da mordomia, da cura, da profecia, do ensino, ou qualquer outro dom. Portanto, as bênçãos reais da vida não podem ser retidas. Assim, e nessa linha de raciocínio, basta procurarmos reter o amor para vê-lo transformar-se em concupiscência. Basta tentarmos conservar a paz para nós mesmos para vê-la degenerar-se na passividade. Basta tentarmos reter o dinheiro para vê-lo transmutar-se em Mamon. Basta que alguém procure reter o CRISTO para tornar-se cheio de preconceito. O apóstolo Pedro, pois, não pôde observar os dons preciosos da vida eterna, em CRISTO. Só podia dá-los a outros. A semelhança de Pedro, todo o indivíduo tem algo que não consegue ser retido. No caso de todos, a vida, em algum tempo ou outro é o segredo da constância, para o outro o segredo da visão além dos limites do espaço e do tempo.Essas coisas não podem ser retidas. Tem de ser distribuídas. Pedro deu alguma coisa que não lhe fora solicitado. O coxo pediu uma esmola. Pedro lhe deu a capacidade de andar, de saltar e de louvar. DEUS nos pede obediência. Certamente podemos dar-Lhe mais do que isso. Podemos entregar-Lhe nossas mentes e nossa imaginação, nossas mãos e nossa voz, nossa vontade e nossos desejos. Mas, interessante observar no primeiro versículo deste capítulo (Atos, 3:1), a respeito do informe que Pedro e João subiam ao templo a fim de orar, em uma dos três períodos fixos de oração, a hora nona, ou seja, às três horas da tarde, que também era tempo do sacrifício vespertino.Isso significa que o templo, naquela hora, estava mais concorrido que noutros momentos. Portanto, uma grande multidão deve ter contemplado aquele ex-coxo agora a correr, saltar e louvar a DEUS, em uma explosão espontânea de alegria, que o levou a desvincular-se inteiramente de todo o respeito humano, nem pensando no espetáculo público que oferecia gratuitamente. A demonstração de alegria daquele homem, no recinto do templo, onde muitos dos que viram puderam reconhece-lo, chamava a atenção dos circunstantes para a origem divina de sua cura, bem como para os instrumentos cristãos usados na mesma. Haveriam de lembrar-se do que JESUS fizera, e entenderiam que o poder do seu nome desconhece qualquer limitação de tempo e espaço.

"Houve um tempo em que DEUS contemplou o mundo como um aleijado caído às portas do céu. DEUS tinha algo que ele não podia reter. Era a sua própria vida e o seu amor. O esmoleiro solicitou tão-somente uma esmola e um gole de água fresca, mas DEUS lhe deu um Bebê para amar, um Homem para seguir, uma Vida para adorar, um Espírito para neles habitar, em seu próprio corpo miserável e aleijado, capacitando-o a andar e saltar, podendo louvá-lo novamente" (Theodore P. Ferris). Nota-se como esse autor empregou aqui as palavras "Bebê" (a encarnação de CRISTO), "Homem" (a vida e o ministério de CRISTO), "Vida" (a ressurreição que proporciona a vida eterna aos homens) e, "Espírito (o dom do Espírito e promessa feita por CRISTO, para que viesse habitar nos homens remidos) ficando assim sumariadas as bênçãos de DEUS que nos vêm por intermédio de JESUS, o CRISTO. Aqui também fica sugerida a porção corretamente alegórica da interpretação deste milagre. O coxo foi verdadeiramente curado, sendo esse um fato histórico. Porém, ele serve de símbolo de um mundo que precisa do mesmo toque divino. Portanto, a óbvia lição espiritual deste episódio é a necessidade de um testemunho firme e convincente sobre o poder de DEUS, nesta vida, que é capaz de transformar, de curar e de fazer a atenção do povo voltar-se para a pessoa de JESUS CRISTO; que tal poder é verdadeiro, eficaz, e continua operando nas vidas dos homens até os nossos dias.

Assim, " SERVI UNS AOS OUTROS, CADA UM CONFORME O DOM QUE RECEBEU, COMO BONS DESPENSEIROS DA MULTIFORME GRAÇA DE DEUS"(1 Pedro, 4:10)

FONTES:

Bíblia Sagrada - Livro: N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"Não podemos levar o mundo todo a CRISTO, mas podemos levar

CRISTO a todo mundo"

(J. Blanchard)

Wil
Enviado por Wil em 15/06/2008
Código do texto: T1034976