Confiança e Submissão, base da vida cristã.

Provérbios 3:5,6: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Conta-se uma velha estória que em certo reino, pelo motivo da morte do cocheiro real, o cargo foi colocado à disposição de candidatos ao preenchimento daquela vaga tão cobiçada por muitos. Era a oportunidade de ouro para quem desejava ser bem remunerado e viver bem socialmente. Acontece que para atender as necessidades exigidas pelo rei, além de um bom currículo, os finalistas teriam que responder uma pergunta formulada pelo próprio rei, diante dos seus súditos. No final do concurso apenas três candidatos foram selecionados e apresentados ao rei em solenidade de posse diante de todo reino. O rei chamou o primeiro candidato e perguntou: “Você se considera um bom cocheiro?” – “Sim” respondeu o garboso candidato. O rei então falou: “Há que distância, com segurança, em um penhasco muito alto você conduziria o rei na sua carruagem real?” – Cheio de vaidade, respondeu o candidato: “Com segurança, a um metro de distância.” – Oh! Todos ficaram espantados com tanta firmeza. O rei chamou o segundo candidato e sem perder tempo lhe fez a mesma pergunta. Este, por sua vez, foi mais ousado: “Majestade. Com toda segurança, eu o conduziria a meio metro de distância do penhasco.” – Oh! O espanto foi muito maior. Então o rei chamou o último candidato que se apresentou cabisbaixo e humilde, talvez apresentando uma condição de derrotado. O rei lhe fez a mesma pergunta, e para espanto de todos ele respondeu: “Meu rei, pensando na sua segurança, na minha segurança e na necessidade que eu tenho desse emprego, eu conduziria vossa majestade a pelo menos cem metros de distância do penhasco.” – Houve um grande silêncio, e o rei falou: “O emprego é seu, meu jovem. Você não foi imprudente.”

O livro dos provérbios representa uma coleção de valores morais e religiosos. Ensinamentos acerca da maneira correta de viver. Possui discursos sobre sabedoria, justiça, temperança, trabalho e pureza de vida. Seu conteúdo expressa a diferença entre sabedoria e insensatez, e entre a justiça e o pecado. Acredita-se que tenha sido escrito por Salomão (pelo menos a maior parte do Livro. O propósito principal do livro é dar instrução moral, especialmente aos jovens. O pensamento chave do livro é: O Temor do Senhor, que é citado 14 vezes.

Que lições podemos tirar desses dois versos?

1ª Lição: CONFIANÇA: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” (v.5).

Obediência é o que o Senhor quer! Dependência da Sua Palavra (confiança).

Não é adaptarmos nossas vidas a Palavra de Deus, mas empregarmos a Palavra como bússola para nossas vidas (leitura diária). É crer nas promessas que nos são reveladas. É temer a Deus. É não possuir “insegurança” em Deus. É viver segundo a Graça de Deus (Pv.9:10 – Sl.37:5).

“Não se apoiar no seu próprio entendimento” – Eis aqui o contraste entre a percepção da realidade revelada por Deus como autoridade e, aquela percepção que o homem acredita possuir dessa autoridade.

2ª Lição: SUBMISSÃO: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (v.6).

Em outras palavras, o autor nos diz: “Submeter-se a Deus, e o reconhecer como único Senhor em todos dos momentos”.

“Ele endireitará as tuas veredas” – O Senhor é nosso guia até o final da vida. Disse Jesus: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt.28:20).

Para tomarmos decisões faz-se necessário que estejamos debaixo da graça do Senhor (saúde, desemprego, aquisição de bens, viagens, etc.). A sabedoria vinda de Deus nos conduz a decisões sábias (vs.13 a 18). Ninguém deve seguir seus próprios caminhos deixando de lado a orientação de Deus (o homem vive lutando pela independência completa e nunca alcança).

Viver na dependência do Senhor é confiar e não temer. Da mesma forma que o cocheiro não quis arriscar a sua vida, nem a vida do rei, devemos nos resguardar dos convites do mundo. Buscar a sabedoria divina, confiar nele com o todo nosso coração, reconhecê-lo em todos os nossos caminhos, e ele endireitará nossas veredas.

Confiança e Submissão. Esta deve ser a vida de todo cristão!

Que Deus nos abençoe!