Nossas vidas estão no controle de Deus.

Romanos 8:28 – “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo os eu propósito.”

Conheço pessoas que gostam de repetir versículos específicos em ocasiões especiais, mesmo que não saibam onde se encontram os mesmos. É bom essa prática de citar a Bíblia sempre quando é necessário, ajuda a quem diz, e ajuda a quem ouve. Existe nessa prática uma cooperação mútua.

Aqui neste trecho da carta de Paulo aos romanos (carta esta escrita na cidade de Corinto, na Grécia, isso por volta de 55 a 57 d.C., carta conhecida como a maior, mais rica e mais abrangente declaração sobre o evangelho da parte do apóstolo Paulo), encontramos a prova da vitória dos que vivem pelo Espírito Santo.

Paulo vem falando desde o 6º capítulo sobre a graça de Deus, que reina sobre os seus escolhidos através da sua justiça, e ele fala sobre o pecado (pecado resistente), sobre a lei e sua condenação. Aqui ele dirige sua atenção sobre a vitória de Deus concedida aos homens que vivem pela fé no Espírito Santo.

Paulo começa dizendo: “Sabemos...” o apóstolo esclarece e afirma o conhecimento daqueles crentes sobre os sofrimentos desta vida. Porém, por maiores que sejam, não obstruem a salvação. Deus nos ama, sabemos disso e repetimos sempre, mas será que temos certeza absoluta desse amor?

Em nenhum momento do seu ministério Jesus prometeu aos seus seguidores ausência de problemas. Pelo contrário, grandes seriam as tribulações: “no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo.16:33 – porém, o que temos que ter em mente é que as aflições não são derrotas. Por outro lado, o juízo da nossa carne reclama que Deus não parece ouvir nossa orações, visto que nossas aflições prosseguem sem cessar.

Paulo, pois, antecipa essa reclamação contida nos corações, e diz que embora Deus não socorra prontamente ao seu povo, contudo, jamais o abandona, e é através do amor divino e em meio as perdas, ou aparentes perdas, que se apresenta a graça e a salvação.

O propósito do apóstolo é evidente: Embora os eleitos e os perdidos se vejam expostos, sem distinção, aos mesmos males, todavia, existe uma enorme diferença entre eles, Deus instrui os crentes pela dor das aflições e firma sua salvação diante do mundo.

Paulo escreve: “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, talvez você já tenha passado por alguma experiência difícil, pode parecer incompreensível, mas depois poderemos tirar lições com ela. Não gozamos vantagens nas adversidades pelos nossos próprios méritos. Para Paulo existe uma ordem, para que saibamos que o fato de tudo acontecer aos santos, visando a sua salvação, depende da graça divina como causa primeira. Paulo afirma que as aflições têm seu valor na salvação daqueles que de fato amam a Deus.

Não há dúvidas de que Paulo afirma que nossa salvação tem por base a eleição divina. Nossas vidas estão no controle de Deus.

O principal objetivo nas palavras do apóstolo Paulo consiste em unir a nossa salvação com o levar a cruz de Cristo. Nossas vidas e nossas dores, estão no controle de Deus. Tudo que acontece na vida dos santos acontece para o bem final: “todas as coisas cooperam para o bem...”

Diante disso, como devemos reagir no momento da aflição? Você confia no Senhor nessas horas?

Tenhamos em mente: Nossas vidas estão no controle de Deus.

Que Deus nos abençoe!