CRESCER EM CRISTO

"PORQUE DEUS É QUEM EFETUA EM VÓS TANTO O QUERER COMO O REALIZAR, SEGUNDO A SUA BOA VONTADE."

(Filipenses, 2: 13)

-------------------------------------------------------------------

Tudo quanto houver de bom em nós vem pela operação de DEUS. Assim, não é sem razão que o autor sagrado diz que " PORQUE DEUS É QUEM EFETUA EM VÓS...". E como poderia mesmo ser de outro modo? A passagem da epístola do aposto Paulo aos Gálatas,

5. 22-23, descreve os diversos aspectos de fruto do Espírito, demonstrando-nos que faz pare da atenção divina fazer habitar em nós tida a natureza moral de CRISTO. O trecho de segundo Coríntios, 3:18, ensina-nos que o Espírito Santo nos transforma de "GLÓRIA EM GLÓRIA", isto é, de um estágio de glória para outro, levando a imagem de CRISTO a ser finalmente duplicada em nós. Ora, isso antevê não apenas uma modificação poética na natureza de nossos seres, mas uma modificação real, de modo a dar-lhe a mesma essência do ser de CRISTO. Ora, é totalmente impossível que o homem faça isso em seu próprio

proveito, trata-se de uma operação divina, e não humana. Em seus aspectos práticos, a concretização do poder de DEUS, que em nós reside, nos fornece "a base do encorajamento" (Crisóstomo), bem como um "incentivo para a humanidade" (Calvino); pois sabemos que essa estupenda realização, chamada salvação, pode ser levada a seu término perfeito em nossas almas, posto tratar-se de uma realização divina, e não humana. Ora, sabendo disso, seremos levados ao espírito de humildade e ação de graças, especialmente quando vemos que esse poder vai aumentando diariamente em nossas vidas. Essa operação, nos cristãos, tem dois aspectos:

a) O próprio desejo de fazer o que é da vontade de DEUS, aquilo que o agrada:

b) A realização desse desejo.

E o que é que nos leva a ter bons pensamentos, desejando cumprir a vontade de DEUS, procurando os dons espirituais, se não a influência benfazeja do Espírito Santo em nós?

Essa influência é algo mais sutil, nem sempre dada de maneira externa e patente. Na realidade, o mesmo Espírito de DEUS influencia o mundo inteiro; e não fora isso, este mundo seria lugar impossível de ser habitado, mas antes, há muito se teria tornado uma floresta selvagem e negra. Nos cristão, entretanto, essa influência do Espírito é muito mais intensa e marcante, mais vivida e vital, de tal modo que os cristão ficam como que estragados para o mundo,sentindo-se um miserável em sua própria alma, a menos que tenha confiança no Senhor JESUS, para a salvação e segurança de sua alma. Portanto, o que é dito aqui reflete o resultado direto da influência do Espírito Santo. Essa influência, algumas vezes, assume formas místicas visíveis, como sonhos, visões, dons espirituais diversos, mas, de outras vezes, através de um anelo sutil e íntimo, o qual, apesar de inconspícuo, nem por isso deixa de ser real. Portanto, um homem pode dizer: Quero ser como JESUS". e isso vem da parte do Espírito de DEUS. E em seguida tal cristão se torna mais e mais semelhante ao Senhor JESUS.E isso também vem da parte do Espírito de DEUS. Tudo é uma questão mística, isto é, verifica-se mediante contactos genuínos do divino com o homem.

As inclinações, os pendores, os desejos, os anelos, quando se voltam para as realidades espirituais, resultam da operação interna do Espírito de DEUS. E isso é para nós uma verdade grandiosa e reconfortante.

DEUS leva a bom termo àquelas coisas que desejamos e queremos, contanto que elas envolvam bênçãos espirituais autenticas. Nós aprovamos o que é bom, e então começamos a realiza-lo (Rm. 7: 14-23), e ao cumprirmos assim à vontade de DEUS, nós mesmos vamos sendo transformados, de tal modo que passamos a praticar o bem, pelo impulso de nossa própria natureza (mas sempre sob a orientação do Espírito de DEUS), tal como CRISTO, por sua própria natureza, praticou o bem.

Assim, pois, desejamos e praticamos o bem, e igualmente vamos sendo transformados em pessoas bondosas. Portanto, DEUS leva à perfeição aquelas disposições de piedade que ele mesmo implantou em nós, a fim de que não sejamos improdutivos, conforme ele nos prometeu por intermédio de Ezequiel. "...PARA QUE ANDEM NOS MEUS ESTATUTOS, E GUARDEM OS MEUS JUÍZOS, E OS EXECUTEM..." (Eze. 11:20). Disso se pode inferir que a perseverança, por igual modo, é um dom gratuito de DEUS.

"Nós desejamos, mas DEUS quem implanta em nós esse desejo. Portanto, agimos, mas DEUS é quem age em nós" (Agostinho)

Assim sendo, o fazer no presente contexto, diz respeito àquelas coisas que acompanham a salvação e levam à perfeição, a vida moral, a santificação; mas, de maneira geral, todas as coisas contribuem para compor uma vida leal a CRISTO, sendo isso que determina o grau de glorificação que recebemos, quando nos adentramos nos lugares celestiais. A existência nos lugares celestiais, entretanto, desconhecerá estagnação, porquanto o crescer em CRISTO será algo que ocupará toda a nossa existência na eternidade. Essa é a vontade de DEUS, e esse é o seu beneplácito. E isso se manifesta de muitas maneiras em nossa vida diária. Portanto, aprendemos que a vontade divina não envolve uma preferência arbitrária, mas antes, tem alvos específicos e benéficos atinentes aos homens. Tudo está unido ao amor paternal de DEUS, operando em nós na qualidade de filhos seus. Portanto, vamos agir "E CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS." (Efésios, 3: 19)

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T.Interpretado

"NÃO TE COMOVAS TÃO-SOMENTE PERANTE O SOFRIMENTO QUE SUFOCA MILHARES DE PEQUENINOS, FAÇA ALGO!"

(Desconheço o autor)

Wil
Enviado por Wil em 13/07/2008
Código do texto: T1078239