Alimento para o corpo, refrigério para alma.

“Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos.” Hebreus 2:1.

Na capa das nossas Bíblias estão gravadas as palavras: Bíblia Sagrada. Você sabe por que a Bíblia é sagrada?

Por que chamá-la “sagrada” quando no seu conteúdo encontramos relatos de pecado, ódio, ganância e guerras?

É porque a Bíblia fala a verdade. A verdade sobre o Criador (Deus), sobre a criatura (homem), e sobre o mal (Satanás). Todavia, nós trocamos essas verdades de Deus pelas mentiras do diabo, sobre o sexo, as drogas, o alcoolismo e a hipocrisia religiosa.

Jesus disse que ele é a verdade, e que a verdade nos liberta (Jo.8.32). Nos liberta do descontrole sexual, das drogas, do álcool, da mentira, da injustiça e da vaidade.

O autor da carta aos hebreus mostra ser um conhecedor das verdades. Logo no primeiro capítulo ele cita as Escrituras: Salmos, Samuel, Deuteronômio, Crônicas. E no inicio do segundo capítulo ele faz uma exortação que podemos considerar como atemporal.

Um pormenor interessante é a expressão introdutória: “Por esta razão”, isso nos mostra que existe uma conexão entre o conteúdo do primeiro com o segundo capitulo. Essa conexão, no entanto, não é imediatamente transparente. O propósito do autor é despertar a consciência às graves conseqüências em negligenciar a mensagem de Deus.

Mas, como é que negligenciamos a mensagem de Deus?

O autor faz um desafio: “importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas”, a expressão é feita de forma enfática. Considerando a importância daquilo que foi ouvido (as Escrituras eram do conhecimento dos seus leitores) assim sendo, eles são conclamados a “prestarem mais atenção”, esta é uma observação cuidadosa. É uma advertência solene.

Jesus na sua oração sacerdotal expressa: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo.17:17).

O autor demonstra claramente que não tem a intenção de escrever um tratado puramente acadêmico, mas, sim, visa do começo ao fim, enfatizar a relevância prática daquilo que Deus oferece ao homem pecador. Ele está consciente de que está tratando de uma situação existente na ocasião, e para nós, existente hoje em nossos dias. Tem muita gente atualmente se apegando a coisas fúteis e passageiras. Estão negligenciando “às verdades ouvidas”. Tem muita gente abandonando a fé.

Ele diz que devemos nos apegar com firmeza as verdades “para que delas jamais nos desviemos.” – ele não está pensando em uma recusa deliberada de prestar atenção, mas de uma recusa irresistível. São as tentações, são as atrações, são os convites, são até as conversações torpe. É como estar a deriva, como flutuar no correnteza do rio, e nesse flutuar pode-se está indo para muito longe. Um pouco aqui, um pouco ali, e vai se distanciando cada vez mais. Então começa a praticar ações contrárias às palavras ouvidas, começa a pecar contra Deus.

O salmista nos diz: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl.119:9-11). Observar a vida segundo a Palavra de Deus; não fugir dos seus mandamentos; guardar no coração as suas palavras para não pecar; se apegar com mais firmeza para que não existam desvios. Esses são os desafios.

A Bíblia sempre será sagrada, mesmo que seu conteúdo seja bastante estranho para muitos. Ouvir atentamente a Palavra de Deus é alimento para o corpo e refrigério para alma.

Que Deus nos abençoe!