Descubra em Ti o Dom de Deus

A criação do homem foi um ato de inteligência. O ser humano tem em si mesmo algo de Deus, por isso, traz na sua personalidade um talento nato, devido ao sopro do Criador nas suas narinas.

Quem é mais talentoso do que Deus? Quem O aconselhou na majestosa obra da Criação? O Senhor é capaz!

Feito à imagem do seu Criador, o homem é um ser criativo, destinado a sujeitar, dominar e administrar o que lhe foi entregue. Nem a tragédia do pecado tirou-lhe a capacidade imaginativa.

Só que, para dominar a criação, o homem precisa empregar todo seu esforço e muito suor. A vitória, a partir de então, é uma conquista que tem que ser desenterrada com uma determinação profunda do seu ser.

E assim tem sido, garimpando a terra em busca de tesouros escondidos no mundo, o homem tem desterrado o conhecimento, a linguagem e a luz da realidade. Desta tarefa (fato sobejamente conhecido ) tem surgido a arte, as ciências, a música e a religião.

Nesta busca o homem tem alcançado o seu próprio progresso.

A terra se tornou um imenso formigueiro, onde todos labutam em busca de si mesmos. É inconcebível, em tempos hodiernos, alguém não está aparelhado para desenterrar algo de valor nesta batalha campal pela sobrevivência.

Em toda guerra há aqueles que pelejam na linha de frente. Outros protegem a retaguarda. E, ainda há os que apóiam na logística.

Em contra partida há também os tímidos; aqueles que tremem ante o ribombar do fogo inimigo. São estes que, ouvindo a voz de comando para avançar, optam em ficar na trincheira, enterrados em um buraco sem saída.

Diante da possibilidade de vitória, não ousam, não acreditam, não tentam, negam sua origem divina. Negam sua missão, negam a si mesmos. Desanimados e tomados pelo medo, jogam areia na possibilidade de crescimento, a exemplo do servo mau, relatado por Jesus na parábola dos talentos. A sua realidade não foi somente enterrar o talento que recebeu, ele soterrou a si mesmo, por isso, lhe foi tirado tudo. Morto não é desafiado.

Levanta-te desta mornidão! Desperta, tu que dormes! Liberta-te desta lentidão! A vida zomba de ti. Professores, engenheiros, poetas, atores, físicos, astronautas, mecânicos, presidentes, líderes, pastores e missionários jazem enterrados, aprisionados em corações duvidosos. Deus não lança em rosto a falta de sabedoria.

Os servos abençoados foram aqueles que acreditaram nas possibilades. O talento está inerte no ser humano. A força propulsora que o movimenta é a fé, a confiança e certeza de vitória sua consumação.

O Senhor nos capacitou, "nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestes", mas isso também é uma conquista, é desterrar coisas novas em baú velho.

Está disposto a levantar o troféu? Ou melhor: Está disposto a entregar o troféu?

"pois com o imaginou na sua alma assim é..." (Pv. 23:7a).