Apenas uma Pitadinha, Nada Mais

"Vós sois o sal da terra..." (Mt. 5:13)

Duas afirmações opostas, porém, verdadeiras, podemos entender no texto base da nossa reflexão. A primeira é a afirmação do Senhor Jesus qualificando seus discípulos como sal da terra. E, a segunda, é o aspecto inverso da mesma verdade: a ausência de sal na terra. Diante disto podemos afirmar que sal por si só não tem utilidade alguma, o seu valor está na interação, ou seja, o seu poder transformador é acionado quando é misturado com o alimento.

Assim também é todo aquele que, aceitando o convite do Senhor Jesus:"Vinde a mim..." (Mt. 11:28), se torna um elemento que tempera aqueles que estão sem desfrutar o melhor da vida em toda a sua plenitude.

Qual a quantidade e a qualidade de vida que os seguidores de Jesus devem ter, como sal da terra, para temperar um mundo distante da vida abundante que o Senhor Jesus Cristo concede para todos aqueles que o recebem como Senhor e Salvador de suas vidas? A resposta a esta pergunta está na total entrega de vida ao Senhor Jesus, pois Ele é a fonte do tempero ideal para dar sabor e equilíbrio à vida de todos que Nele confiam. Fora de Jesus não há ingrediente capaz de melhorar o paladar de um mundo insípido.

Os seguidores de Jesus exercem a função de sal da terra porque: temperam um mundo sem o tempero da paz, da alegria de viver e, como o próprio Jesus declarou, gradativamente esfriando-se na arte de amar. O amor de Deus está derramado no coração daquele que pertence à Jesus. Ora, se é interagindo com o alimento que o sal dar sabor, assim também acontecerá com aquele que entregar-se plenamente ao Senhor Jesus Cristo, sua vida será transformada com tamanha profundidade que influenciará posivamente o meio em que vive, temperando-o como tempero do amor de Deus, glorificando-O diante dos homens.