TEXTO IMPFAV-PE

O CARÁTER DO PROFETA JONAS



 ( Jn 1:1 ) Ao ouvir a voz do Senhor, e a sua ordenança, Jonas tratou de fugir. E, como se não bastasse, procurou ir para longe da presença do Senhor. ( SINAL CLARO DO CARÁTER DESOBEDIENTE DO PROFETA).
Escondeu-se no porão do navio, queria fugir da realidade dos fatos, da sua responsabilidade. Ato covarde, negligente...Quem pode fugir do que Deus determinou? 
O que Ele determina, está determinado.
Quem pode fugir de Sua presença? 

(Ob 1: 4) “Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o Senhor.”

Jonas, dormia tranqüilo, o sono da indolência, próprio, dos que conhecem a Deus, só de ouvir  falar... O Senhor tem formas de agir tremendas, das mais sutis, às mais arrasadoras, depende do tamanho do obstáculo que estiver à sua frente.
Quando o resultado desejado pelo Senhor, não é alcançado de forma pacífica e amena, ele usa os fenômenos da natureza.
Como de fato o fez com o profeta: Mandou uma grande tempestade, e o navio em que Jonas estava, quase pereceu... Ele é! Ele pode! Ele faz!

A ordem do Senhor, foi para que Jonas pregasse contra Nínive, mergulhada no pecado. ( há quem diga, que quando o profeta fala palavras duras, estas não vêm do Senhor, que o Senhor é só amor e misericórdia...) 

Ele é poder, é amor e é justiça!
Fala a linguagem que o homem entende. 

DEPOIS DE MUITO SOFRER, POIS, FUGIR NÃO RESOLVE, SÓ ADIA O PROBLEMA. DE UMA, OU, DE OUTRA FORMA TEREMOS QUE EXECUTAR A VONTADE DE DEUS, NO AMOR OU NA DOR!

Chegou Jonas à Nínive. Apregoou a Palavra e Nínive arrependeu-se do pecado em que estava. 
Diante disso, o Senhor arrependeu-se do mal que cometeria sobre ela ( Jn 3:10)

O profeta, porém, magoou-se... Queria Jonas, que a Palavra do Senhor fosse cumprida na íntegra, e, que todo o povo, mais de cento e cinqüenta mil homens, entre mulheres, crianças e animais, perecessem. Contanto, que o que Deus falara através dele, fosse cumprido. Não se importou, com as almas, que pereceriam, demonstrando com isso, uma falta de amor ímpar e contraditória ao caráter de Deus.

Quantas vezes o Senhor lança a Palavra, para provar o nosso coração, a capacidade de amar de cada um de nós. Espera que intercedamos em rogos, pela vida dos amados, porém, o caráter de Jonas, está bem presente entre nós, povo de Deus.
Torcemos, para que a Palavra de justiça lançada através da nossa boca - profeticamente - seja realizada ( caráter orgulhoso e justiceiro), ao contrário do caráter de Moisés, que quando o Senhor quis exercer sua justiça contra os rebeldes, ele intercedeu em rogos colocando a sua própria vida em jogo, pela salvação do povo, em uma demonstração coerente do verdadeiro caráter de Deus!

Que o Senhor no s ajude a sermos profetas, e, intercessores - ministério do Senhor, até hoje, e eternamente, 

Amém!


MISSÕES É PRECISO!
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 18/09/2008
Reeditado em 12/02/2013
Código do texto: T1184624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.