Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EM NOME DE DEUS?

      Imagine duas nações em guerra. Os motivos podem ser vários: desejo de domínio, medo de ameaça, disputa por território, riquezas naturais, mercado internacional, intolerância. A ordem é matar e destruir para conquistar e subjugar. Comandantes e comandados de cada nação fazem suas orações. Pedem que Deus proteja seus servos, nas fortalezas e nos campos de batalha, e os ajude a vencer os inimigos. As nações escolheram seus líderes. Eles escolheram a guerra. Todos querem a vitória.
     
      Se duas nações entram em guerra, e ambas se julgam merecedoras de proteção divina, quem deve vencer a guerra? Estaria Deus confuso entre as nações?
     
      É melhor tentar responder a essas perguntas com argumentos terrenos, limitados e humanos, deixando de lado a pretensão de definir as vontades de Deus. A questão não é saber com quem Deus está e sim quem está com Ele. Santo Agostinho dizia que "o homem não pode amar a Deus , que é o amor, se não ama a outro ser humano". Eu pergunto: Como podem os homens, as nações, guerrear por poder e riqueza, destruindo e matando em nome de Deus?

      Enquanto esperam a capitulação dos adversários, aqueles que não desistem julgam-se vencedores da guerra, mas de modo geral todos perdem. Nações perdem cidades. Cidades perdem monumentos. Pessoas perdem pessoas. Muitos sobreviventes perdem a coragem, a fé, a lucidez. Perde-se mais. Perde-se muito. Fica a esperança de que a humanidade aprenda a importância de se viver em paz.
Wellington Fernandes
Enviado por Wellington Fernandes em 04/03/2006
Reeditado em 14/04/2015
Código do texto: T118628
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Wellington Roberto Fernandes - wrfernandes.zip.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Wellington Fernandes
Itabira - Minas Gerais - Brasil, 42 anos
101 textos (6365 leituras)
1 áudios (42 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 10:43)
Wellington Fernandes