EV. MATHEUS 10,7-15 - INSTRUÇÃO PARA A MISSÃO

Neste trecho do Evangelho de Matheus, vemos Jesus dando instruções aos apóstolos que, conviveram, viram e ouviram tudo o que Ele trouxera como novidade e como solução, para que todos vivessem em paz e como irmãos e filhos do mesmo Pai. Embora ainda tímidos, aqueles homens cheios do amor que receberam , ouvem, atentamente de Jesus, as recomendações para uma boa e frutuosa Missão :- “Procurem, primeiro as ovelhas perdidas; isto é, aqueles que pertenciam ao povo Judeu. Pregai, por todo o caminho, que o Reino dos Céus está próximo, isto é, o Reino da Paz, da Concórdia e do Amor. Curai os doentes ; ressuscitai os mortos; curai os leprosos”. São poderes que Jesus deixou como legado a todos os que crerem e viverem as Suas palavras. As palavras de Jesus representam sempre o elas significam.

Numa outra parte do Evangelho, Ele nos diz :- “ Se tiverdes a fé do tamanho de um grão de mostarda, farás tudo o que faço e, até mais.” E continua, “trazei de volta os que deixam os caminhos do céu; limpai a lepra do corpo e da alma dos irmãos; expulsai deles toda a maldade do seu coração e da sua vida “. Isto tudo que Jesus nos recomenda, ainda hoje, são partes do contrato que assumimos pelo Batismo e pela nossa crença no Pai, no Filho e no Espírito Santo. “Recebestes tudo de graça, daí pois de graça também”, diz Jesus. Ainda aqui Ele nos lembra das nossas obrigações em socorrermos aos que estão necessitados e que vivem à margem da vida, nestes regimes de exclusões existentes no mundo. “Não adquiram ouro nem prata ou dinheiro para as suas bolsas das suas cintas”, isto é, só precisamos nos preocupar com o essencial, com o necessário, para vivermos dignamente a vida que o Pai nos deu. Não devemos ser gananciosos e muito menos escravos das riquezas. Devemos ser cuidadosos, isto sim, sabendo ganhar e sabendo gastar e, o resto virá por acréscimo; se fizermos por merecer. Não é pecado ser rico quem, trabalhando honestamente, conseguir juntar mais do que outros; que às vezes não sabem gastar e muito menos economizar, para viverem numa situação estável, equilibrada. Mas deverão estar contidos na nossa vida, os atos de fraternidade, de caridade e de partilha, que tanto Ele ensina.

“Ide e Pregai as boas novas do Evangelho por toda parte; no mundo inteiro, com palavra e com a vida”. Esse é o Plano de Deus o Pai. Para salvar as suas criaturas, o Filho foi enviado como última tentativa de salvação da humanidade inteira, que estava totalmente perdida. E, mesmo, sendo a Segunda pessoa da Santíssima Trindade, portanto, também Deus, Ele prestou-se a sacrificar-se com a própria vida, como instrumento de redenção de todos, até o fim dos tempos. E, antes de sua partida, fez , ainda, o seu último pacto de amor com todos nós :- “Eu vou para o Pai, mas vos enviarei o Espírito Santo, o Paráclito, que será o vosso advogado, vosso conselheiro, nos momentos difíceis, que certamente tereis; que vos guardará para que não vos percais durante a caminhada nesta vida.

ASSIM FAREMOS SE TODOS NOS AMARMOS MUTUAMENTE

AMÉM!!! –DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! - Ctba. Bene - (b.g.j.) 17/10/08-