NÃO PROFANAR O QUE É SANTO - Mat.7, 6-12

Jesus nos alerta neste trecho do evangelho de Mateus, a que nos preocupemos em honrar aquilo que é Santo. Não devemos aceitar as banalizações sobre as coisas de Deus. São muito comuns nestes dias em que vivemos. É muito fácil nos depararmos com pessoas que desrespeitam e fazem pouco caso de coisas relacionadas a Deus. Por exemplo, as piadas contadas em ambientes os mais diversos, na mais completa falta de respeito ao Deus no qual cremos e, aos que crêem e são obrigados a ouvirem calados, pedindo ao Senhor que os perdoem por tais atitudes. Também na televisão, nos jornais, no rádio, nas revistas, todos querem tentar fazer o povo rir. Falam de padres, de freiras, de pastores, dos crentes; sempre daqueles que se preocupam em viver e divulgar o Plano Salvífico do Pai. Temos , se cremos nas coisas do Pai, que tomar atitudes, evitando-os e ensinando-os a também amarem a Deus.

E, quando Jesus nos fala:- “ Não profanar o que é Santo”, quer nos dizer, também, não destruam o coração do ser humano, tornando tudo tão banal, ficando aqueles que são atingidos, como que anestesiados para as coisas de Deus e, se calam, aceitando tudo sem reação . Aos que perseveram na fé, Jesus diz:- “Tudo o que pedires ao Pai em meu nome, Ele vos concederá; procurai e achareis; batei e as portas se abrirão. Se vocês que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus, tudo vos dará..” Muitos, esquecem Deus e, cuidando só do que é material na sua vida, desprezam a vida do espírito que é muito mais importante. São nos momentos em que nos recolhemos em nosso coração e , buscando ali a humildade e a usamos, é que Deus nos provê de tudo o que necessitamos. Esse nosso coração não pode ser contaminado com as coisas que o enfraquecem e nos permitem a aceitar e viver certas situações no mundo, que nos atingem todos os dias.

Temos que policiar os nossos procedimentos, não embarcando nas coisas que nos afastam do bem; fazendo o que os outros fazem, porque é “engraçado”, porque faz as pessoas rirem, usando e abusando da Bondade de Deus, como as pessoas que não seguem os conselhos de Jesus fazem. Se dizemos que cremos no Plano de Salvação, trazido a nós por Jesus, ao preço da sua própria vida, temos que testemunhar com as nossas atitudes, agindo de maneira diferente daqueles que não crêem. Temos que ter a coragem de nos portarmos fielmente às nossas crenças, tendo a coragem de não rir e de dizer que não gostamos das piadas ou do que foi falado em tom de gozação. Temos que nos manter fiéis ao nosso Deus tão misericordioso, pregando e vivendo os seus ensinamentos. Com educação e humildade, teremos forças para agirmos com coerência sobre aquilo que cremos e participaremos da conversão de muitos irmãos.

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! - Bene - (Ctba) - ( b. g. j.) - 29/10/2008