"NÃO JUNTEIS PARA VÓS TESOURO NA TERRA "- MT.6,19-27

A própria natureza humana induz o homem e a mulher, buscarem conquistas materiais, desde a necessidade para a sobrevivência física, como àquela que lhes traz comodidade e conforto. Só que, com o caminhar da carruagem, a coisa foi mudando e, o ser humano, dentro de um mercantilismo irrefreável, chega ao cume, usando os mais diversos e poderosos meios de persuação, conduzindo, mudando e instituindo novos usos e costumes, através dos meios tão notados nos dias de hoje, nos veículos da publicidade, tão convincentes e tão avançadas. As pessoas são manipuladas para as compras, através dos apelos que são inseridos dentro dos contextos – ‘necessidade, conforto, satisfação e , acima de tudo “status social “ , invertendo comportamentos, alterando o interior dos indivíduos.

Muitos, não se satisfazendo com o que conseguem, lutam para ser alguém que tem tudo. e ficam insensíveis às situações que os cercam; não se importando que, querendo subir, passem por cima dos outros que lhe estão à frente. Essas mudanças materiais vão diminuindo as características infusas por Deus em cada ser com o seu sopro de vida. Começam a viver só para conseguir algo mais; tornam-se egoístas e frios na conduta, no meio social. Não é proibido que qualquer pessoa suba, financeiramente na vida; tanto no sentido social e profissional, como no sentido de conseguir, através do seu trabalho, maiores e melhores condições financeiras porém, sem que essa situação no meio de uma sociedade tão desigual como a do nosso país, seja motivo de embrutecimento do seu coração, tornando-o extremamente alheio ao que acontece à sua volta.

Por isso, Jesus nos diz :- “Não junteis para vós tesouros na terra.” O tesouro que Jesus nos fala é aquele que nos torna frios; é aquele que O expulsa da nossa vida; aquele que nos cega e nos deixa surdos para os apelos de tantos que nada têm; aquele tesouro que nos faz ficar orgulhosos e cheios de empáfia, tratando nossos semelhantes como pessoas insignificantes, por não possuírem casa própria, carro, bicicleta, emprego bom; sem diplomas, pessoas simples. Para Deus, as coisas não devem funcionar assim. Quem tem recursos e consegue usar a inteligência e ter condições de estudar, não pode ignorar, desrespeitar aquele que, por ter nascido numa família pobre. que não teve recursos para o encaminhar na vida. Todos somos iguais perante Deus e, disso prestaremos contas.

O que Jesus quer é que todos se unam e se ajudem mutuamente, para que todos vivam com a mesma dignidade, seja qual for a sua situação social. O dinheiro é muito bom mas, se ele conseguir empedrar o nosso coração, lembremos sempre de uma coisa : “ Se ele ocupar o lugar de Deus em nosso coração, será para nós a pior coisa do mundo “. Bene

Ctba., 21/11/2008 – DEUS É BOM!!! – DEUS É FIEL - ( b. g. j. )