É O NATAL ...QUE SE APROXIMA... - O QUE É O NATAL???

Lá pelaS décadas até 1940, a visão e o clima sobre o Natal eram, acima de tudo, de muito amor e muito respeito.

Sim, amor e respeito pela história que nos levava de volta ao nascimento de Jesus, que o povo muito amava. A figura do papai noel, que era muito esperada por todos, não ofuscava o momento de encontrarmos o Menino - Deus na manjedoura junto com Maria e José, numa gruta em Belém, cercados por um boi, um cavalo, carneiros e um galo. Um quadro muito singelo e puro porque é na humildade que mais O encontramos. Comemoravam -se todas as celebrações da Igreja, num clima muito retrospectivo e todos procuravam agradecer ao Pai a cada renovação da comemoração da maior e melhor Notícia no Mundo : “a chegada do próprio Deus feito homem em nosso meio”. É o aniversariante mais importante na vida de todos os seres humanos. Hoje em dia, já não conseguimos ver acontecer a comemoração da vinda de Jesus, como naquela época.

Hoje em dia o materialismo e a comercialização tomaram conta desse momento tão sublime na nossa vida. Natal, hoje, significa festa com muita comida e muita bebida, onde os participantes nem se lembram do aniversariante. A figura do papai noel prevalece na maioria das casas, porque ele significa presentes. Nessas festas de certas famílias chegam a acontecer com muita alegria mas, depois que o álcool começa a comandar o espetáculo, os desentendimentos se fazem presentes virando brigas e desunião entre eles, e todos falam e fazem o que querem sem medirem as conseqüências O povo esta dedicando-se muito à parte material da vida e está esquecendo do principal que é a parte espiritual, que nos traz a paz, o equilíbrio, o amor e a tolerância, porque é no espírito que nos fazemos bons, compreensivos e prontos para amar a todos como irmãos. Aliás, foi para esse fim que Jesus nasceu em nosso meio, para que pudéssemos entender o tamanho do seu amor por nós, dando a própria vida para nos salvar.

Por isso, o Natal , para quem crê nas palavras de Jesus, acontece nos 365 dias de cada ano. Jesus quer nascer em cada um todos os dias, para que sejamos bons e responsáveis nos papéis que assumimos neste mundo. Essa é a única intenção da morte tão cruel que lhe impingiram e que Ele aceitou, por tanto nos amar.

Parabéns, Jesus, por mais este aniversário que será comemorado neste ano de 2008. DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!!

Curitiba, 13 de dezembro 2009– Bene ( b. g. j. )