Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

JEOVÁ NÃO É O NOME DO ELOHIM DE ISRAEL

1 - A forma JEOVÁ (YEHOVAH), que só apareceu a partir de 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHWH (O ETERNO) com as vogais de ADONAI (SENHOR). (Dicionário da Bíblia de Almeida p.146)

2 - "Alguns cristãos compreenderam-no bem que, procurando erradamente resolver esta questão, deram a YHWH o nome Jeová - nascido de uma leitura defeituosa das consoantes de YHWH reunidas às vogais de ADONAI". (Moisés Profeta do Mundo Moderno? P.154 - André Chouraqui)

3 - "A forma Jeová surgiu de um malentendimento que, por sua vez, teve sua origem na relutância dos judeus piedosos que não queriam pronunciar o nome divino (c. de 300 a.C). Para substituí-lo, diziam a palavra "adonay", "meu senhor". No TM (Texto Massoretico) o nome divino se escrevia com as consoantes de YHWH e as vogais de adonay, como lembrança de que esta última palavra devia ser pronunciada ao se ler este nome. O nome divino, desta forma, parece ser yehowah no TM. A forma Jeová, portanto, é uma malformação, oferecendo aquilo que é virtualmente uma transliteração de uma palavra que se acha no texto do Antigo Testamento hebraico, mas que nunca existiu na realidade como palavra." (Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, p. 639.640).

4 - Segundo Page H. Kelley, a forma YEHOVAH surguiu para evitar a pronúncia do nome do Eterno - YHWH. ( HEBRAICO BÍBLICO - Uma Gramática Introdutória p.56 ).

5 - As letras do nome do Eterno são: YHWH.
- YOD = Y
- HÊ = H
- VAV = W ( O vav no nome do Eterno tem o som de "U" ).
- HÊ = H

É importante notar que o "HÊ = H" não é vocaliazado e não consta no nome JEOVÁ.

6 - No nome YEHOVAH o "HÊ" = H é vocalizado com o som de duplo R, como na palavra "carro".

7 - Não existe a letra "V" no nome do Eterno, como disse, a letra vav tem o som de "U" e não de "V".

8 - O nome JEOVÁ foi criado com a função de enganar as pessoas.

CONCLUÍNDO:

Portanto, Jeová é um nome maligno que está ocupando indevidamente o lugar do nome do Eterno em muitas traduções da Bíblia.

É por causa desse sistema maligno que ninguém sabe o nome do Eterno.
_____
Visite: www.jarival.yah.nom.br

jarival
Enviado por jarival em 31/03/2006
Código do texto: T131509
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
jarival
Recife - Pernambuco - Brasil
14 textos (2845 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 08:01)