O ANUNCIO DO NASCIM,ENTO DE JESUS- L.1,26-38

Hoje, Lucas nos conta no seu Evangelho, sobre um momento culminante da vida de Maria, a mãe de Jesus. Era ela, uma moça entre os seus 15 a 17 anos, mais ou menos, criada por seus pais Joaquim e Ana, de maneira bastante voltada para a história do povo de Deus, do qual faziam parte direta, porque descendiam da linhagem de Davi e, viviam segundo às palavras do Deus de Abraão, de Isac e de Jacó, aos quais deixou a missão de começar e aumentar aquele seu povo. Abraão era casado com Sara que, por ser estéril, até então não tivera um filho sequer e, ambos já com idades bem avançadas. O Senhor disse a Abraão que, apesar de idosos, eles teriam filhos para começarem a constituir o seu povo eleito; essa era a missão, que levasse o povo para a Terra Prometida que Ele prepararia e , onde só correria leite e mel, quer dizer, um Paraíso e, o seu povo seria infinitamente numeroso, como os grãos de areia numa praia ou as estrelas do céu.

Abraão cumpre o pedido do Senhor e sai da sua casa em companhia de Sara e seus dois filhos Isac e Jacó, que nasceram da promessa que o Senhor lhes fizera e , parte em caminhada para onde lhe foi indicado e, ali, naquele momento , uma Grande e Linda História se inicia. O povo cresce, dividem-se em 12 tribos, conforme os conselhos recebidos de Deus. E, esse povo aumenta como o Senhor prometera, só que foi se afastando do caminho e, o Senhor, começou a capacitar homens escolhidos, os Profetas, que procuravam avisar o povo, através de profecias e muitas alianças propostas pelo ,próprio Deus. E, essa tentativa foi usada pelo Senhor por muito tempo, mas acabaram se esgotando os recursos, porque a liberdade concedida pelo Criador `as suas criaturas, continuou sendo respeitada , como até hoje nós a temos. “Cansado” e “aborrecido”, o Senhor usa uma última tentativa : “Envia seu Filho Jesus, ã Terra, para convencer àquele povo a participar do seu Grande Plano de Amor e Salvação. E, como Deus e como Homem, envia seu filho Jesus e, para que os homens O respeitassem, O enviou igualzinho a nós. Nascendo, crescendo , vivendo e morrendo na Sua natureza humana porém, ressuscitando como Deus que é.

Para que tudo corresse da maneira como aconteceu, Deus escolhe e capacita uma Jovem chamada Maria, para ser a mãe que traria o Salvador ao mundo e, que Ele seria o Emanuel, que quer dizer “O Deus conosco “: E, que chamar-se-ia Jesus., o Messias. Mas, pensemos bem sobre a situação vivida pela jovem Maria, muito temente às palavras do Senhor. Era ela, uma moça virgem e pura, que o Senhor escolheu e preparou para ser a mãe do Seu Filho Jesus. Toda mãe pode imaginar o que Maria viveu naquele momento do anúncio do Arcanjo Gabriel. Naquele tempo e, ainda hoje, o povo judeu não admitia que uma filha tivesse filho sem estar casada e, a moça que isto ocorresse, era apedrejada em praça pública. E, Maria, estava noiva de José, o carpinteiro, e, cada um morava em sua casa, até que chegasse o dia das bodas matrimoniais. Imaginem o que deve Ter passado pela cabeça daquela jovem. Mas, escolhida e capacitada pelo Senhor, que a incluiu no seu Plano de amor pelo seu povo, aceita a “Missão” e diz ao Arcanjo Gabriel que levou-lhe a mensagem :

” Faça - se em mim, segundo a tua palavra...! “ Diz Maria. E, após uma gestação como a de todas as mulheres, ela dá a luz ao Messias, o Prometido, aquele que veio para trazer a Salvação, a Paz e a Concórdia entre os homens. Aquele que veio para remir os pecados da humanidade inteira dos erros e pecados cometidos. E, Maria é parte integrante do maior Fato acontecido na História do Mundo : “a presença viva de Deus no meio de nós" ; só por nos amar e nos salvar ; só pelo seu grande amor por nós suas criaturas”.

Por isso o Senhor preservou Maria e a manteve virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus. Ela foi o Sacrário Vivo que abrigou o próprio Deus, com todo amor e carinho. Do mesmo jeito que o espírito Santo colocou Jesus no ventre de Maria, Ele também O tirou após nove meses, deixando-a intacta, virgem e pura porque é a Mãe de Jesus, o Deus conosco. É essa a nossa fé, porque assim tudo aconteceu com o nosso próprio Deus :- que tudo pode, que tudo sabe, que tudo vê, que tudo ouve e, para o qual não existe o impossível !!!

Bene – Ctba. (b.g.j.) - DEUS É BOM!!! DEUS É FIEL!!! - 09/12/2008