Transformar para Renovar e Experimentar

Hoje é Domingo! E, domingo é para nós um dia especial...

Dia de realizar coisas importantes.

Visitar aquele parente ou irmão da igreja...

Dia de ir à Escola dominical; a reunião do Departamento...

Lembro-me que o ponto mais alto nos domingos, em minha família, era a hora do almoço.

Saíamos da Escola Dominical, passávamos na feira para comprar o alface, o tomate, a cebola... Umas poucas frutas: bananas e maçãs.

Domingo era o dia da salada na mesa e de frutas na fruteira.

Que mesa bonita!

A família reunida orava e, como descendentes de italianos e angolanos, conversávamos em alta voz à mesa...

Falávamos das lições que aprendêramos na EBD;

Contávamos para nossa mãe, que não era crente, sobre tudo o que vimos e ouvimos.

A mãe prestava atenção... Fazia um comentário aqui e outro ali...

Somente lá pelos meus vinte e poucos anos é que ela professou sua pública profissão de fé.

Foi aí que percebi a importância daqueles momentos à roda da mesa aos domingos...

Nossas informações influenciaram a decisão de nossa mãe por Jesus Cristo.

O título dessa mensagem é: Transformar para renovar e experimentar!

E, para que entendamos a vontade de Deus para nossas vidas, leiamos em nossas Bíblias Romanos capítulo 12, versículos 1 e 2.

1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a deus, que é o vosso culto racional.

2 – E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Repitamos todos o seguinte:

Não vos conformeis, mas transformai-vos para que experimenteis.

Quantos querem ver seus familiares aos pés de Cristo?

Quantos querem ver seus pais salvos por Cristo Jesus?

O que você tem feito para isso?

O texto que lemos nos aponta a necessidade de uma tomada de posição.

Vemos nas igrejas vários instrumentos sendo usados: Bateria, guitarra, teclado...

Tais instrumentos se usados pela pessoa certa, emitirá sons sempre agradáveis.

Porém, se utilizados por curiosos a sonoridade ficará comprometida.

Da mesma forma, se você não estiver sobre a maestria divina, algo poderá sair errado.

Você é um instrumento de Deus na sua Família!

E como instrumentos de Deus, devemos...

1) - Repudiar o que não agrada a Deus.

a) Não existe meio termo (Mt 6. 24)

Ou nos propomos a servir a Deus ou ao pecado

b) Rejeitar os ditames do mundo (Rm 12. 2a)

Não se conformar com o mundo significa não tomar a sua forma, não aceitar suas regras

Têm sido avassaladoras as pressões que vêem de todos os lados.

A sociedade quer forçar o cristão a aceitar todo o tipo de imoralidade que prejudica não só a vida do individuo, mas, também afeta sua vida familiar.

Nunca se falou tanto de sexo: nas escolas, na mídia falada e escrita, nas ruas e etc.

Fala-se mais sobre sexo do que de amor.

Outra coisa: as festas de aniversário e casamento...

Muitos crentes programa suas festas a fim de agradar a todos;

Aí não se observa a diferença entre a festa do crente e do não crente: as mesmas bebidas, as mesmas musicas, as mesmas danças, o mesmo palavreado...

Não se conformar com o mundo é repudiar tais coisas...

Ser inconformado com o mundo é aceitar os limites colocados por Jesus, conforme Mt 5. 16: ““ Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Como instrumentos de Deus devemos repudiar o que não agrada a Deus e...

2) - Influenciar a Família porque temos a mente de Cristo

Em 1Co 2. 16b, lemos “... nós, porém, temos a mente de Cristo”.

O apóstolo Paulo quer dizer que através do Espírito Santo é que podemos discernir, entender, as verdades e as realidades divinas.

Assim, devemos influenciar o meio em que vivemos sob a direção do Espírito Santo que nos ilumina e nos faz entender a Palavra de Deus.

Transformar pela renovação da mente é, portanto, imprimir o padrão de Cristo em nossa família..

Veja a instrução de Paulo a Timóteo em 1Tm 4. 12: “Ninguém despreza a tua mocidade; pelo contrário, torna-te o padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.

Torna-te o padrão! Ou, Seja o Modelo!

Imprime o Padrão de Cristo!

Ou seja, Dê uma carimbada na sua família!

Como instrumentos de Deus devemos repudiar o que não agrada a Deus, influenciar nossa família porque temos a Mente de Cristo e...

3) - Fazer a diferença (2 Co 5. 17)

“E, assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Paulo nos ensina que quem é de Cristo, faz a diferença.

Jesus ensina que quem é seu discípulo, faz a diferença. Veja Mt 5. 13 e 14: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo...”.

Veja a recomendação de Paulo em 1 Co 11.1: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.

É assim que se faz a diferença.

Afinal, para o quê fomos chamados se não para fazer a diferença?

Como produziremos mudanças se agirmos como o mundo age?

Como influenciaremos se andamos e vivemos como o mundo dita?

Você quer ver sua família aos pés de Cristo?

Como você tem agido?

Quer ver os resultados a partir de hoje?

Você é instrumento de Deus na sua família e...

...Como instrumentos de Deus devemos repudiar o que não agrada a Deus, influenciar nossa família porque temos a mente de Cristo e fazer a diferença.

Deus abençoe sua família!

Deus abençoe sua vida e permita que sejamos todos instrumentos de Deus em nossas famílias.

Amém!

14/12/2008