UMA NOVA CHANCE

“Disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” Jo.8:11b

Jesus nunca colocou o direito e a lei acima do amor.

Isso fica claro na sua reação diante de uma mulher adúltera. Segundo a narração do episódio, ela foi pega em flagrante e, agora, deveria ser apedrejada, de acordo com apresentada por Moisés. Não ficamos sabendo onde é que foi parar o homem adúltero, também passivo da mesma pena. Afinal, ele também havia sido pego e, de acordo com a lei, também deveria ser punido (Lv.20:10; Dt.22:22-24). Mas pelo que parece, ele conseguiu se esquivar. Ou será que ele foi deixado propositalmente de lado?

Os mestres da lei perguntaram a Jesus o que deveria acontecer com a mulher. Com esta pergunta eles estavam armando uma cilada habilidosa: se Jesus condenasse a mulher à morte, entraria em conflito com a sua própria mensagem de amor e perdão. Se ele a deixasse sair impune, ele próprio seria acusado de infringir a lei e, por sua vez, seria culpado e deveria ser punido com a morte.

Mas Jesus conseguiu inverter a situação de forma impressionante.

Ele colocou um espelho à frente dos arrogantes e os deixou realmente perplexos: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (Jo.8:7b).

No fim, uma coisa ficou bem clara: Jesus não defende o pecado, nem tão pouco o pecador, porém ele não quer condenar uma pessoa que cometeu uma falha grave, como comumente nós fazemos, mas, sim, dar-lhe uma nova chance.

No amor do Pai.

Pr.Jadson Cunha.