LEMBRA DO TEU CRIADOR...............

LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

2 Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;

3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

4 E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

5 Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,

7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.

10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.

Explicação Breve

Versículo 1 ao 7

Salomão diz: Aos Jovens que se lembre de Deus em sua juventude, antes que venha velhice e a doença os acometam e os prazeres da vida desapareçam.

Versículos 2 – 5

Salomão retrata da velhice como uma tempestade que se forma, (v2) como uma casa antiga )v 3e 4), e como um velho (v 5).

12:3 Guardas da casa = Braços e mãos, e se curvarem os homens outrora fortes, as pernas que perdem a força, os teus moedores, os poucos dentes que ainda tem, se escurecerem seus olhos na janela. A vista se enfraquecer.

12:4 Portas da Rua = ouvidos que mal ouve, se levantaram as vozes das aves. Ser atacado de insônia, filhas da musicas, te diminuírem, = diminuir a capacidade de apreciar a música.

12:5 Quando temeres o alto = Esta frase indica dificuldades de subir lugares altos, E te espantares no caminho, -= ter medo de cair ao caminhar, como Floresce a amendoeira, =amendoeira floresce, uma referencia aos cabelos brancos, e o gafanhotos ter for um peso, = quando gafanhotos se arrastar, um a referencia à perda de mobilidade, por causa das pernas enfraquecidas, e te perecer o apetite. A referência é a perda do apetite sexual, à casa eterna, ausência da terra, pranteadores andaram rodeando pela praça, Referência às carpideiras, lamentadoras profissionais contratadas para funerais.

12:6 Se rompa frio de prata – termine o que sustenta a vida, impacto que causa morte

12:7 O pó volte a terra, corpo do homem volte a terra, a Deus para ser julgado.