O HOMEM CHAMADO EVANGELHO

Para aceitar a Jesus, primeiro é preciso conhecê-lo ou permitir-se conhecê-lo. E o único lugar onde se poderá conhecê-lo de forma integral, pelo menos até onde somos capazes por enquanto, é na Bíblia. Alguém que a si permitir conhecê-lo, poderá gostar dEle e, se gostar, poderá seguir com Ele e começar a imitá-lo, sendo como o apóstolo Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo".

Sendo então imitador de Cristo como Ele é apresentado na Bíblia, com certeza esse alguém atrairá antipatia da maioria das pessoas, pois Cristo mesmo disse: "Se o mundo me odeia, certamente vos odiará a vocês". Mas, ao mesmo tempo, esse novo seguidor experimentará a misericórdia por aqueles que o odeiam, querendo ajudá-los a ver o que agora ele vê, esse mundo amplo, sem essa névoa das ilusões, cheio de possibilidades como muitos crentes vêm. Daí, impulsionado por esse desejo de compartilhar, esse novo seguidor começará a falar de Jesus, a boa nova (que é a tradução de Evangelho) e logo muita gente se aborrecerá, porque sua pregação lhes dirá que estão a fazer errado, por isto não são felizes e nunca serão. A vida de Cristo por si só provoca esse sentimento de repulsa nas pessoas. Não é por pouco que tantos tentam desmoralizá-lo. É que as pessoas pensam muito bem de si mesmas e a maioria jamais aceitará que está errada, indignando-se com quem a inquieta, que a põe de consciência pesada. Para ter-se uma idéia, em pergunta no Yahoo Respostas sobre arrependimento, mais de oitenta pos cento das pessoas responderam que não admitem ter errado e os que alguma vez admitiram, disseram que o fizeram com muita relutância.

Até por aí o novo seguidor já terá procurado um grupo para sintonizar com suas novas idéias, mas não o encontrará em bares, campos de futebol, novelas, ou coisa do gênero. Sim numa igreja, onde as pessoas têm o mesmo propósito seu – imitar o Cristo a quem elas se apaixonaram e agora procuram-no uns nos outros, estudando a Bíblia para aprender a ser cada dia mais como Ele. Muitas dessas pessoas, porém, entendem errado o que estudam, por isso, à medida que o tempo vai passando tornam-se orgulhosas e segregacionistas. não representando bem o Evangelho, a Boa Nova, que o Jesus pregado na cruz para perdoar os pecados imperdoáveis da humanidade. Mas umas outras pessoas há que enfrentam o ressentimento dos não conversos para aproximar-se deles, querendo mostrar-lhes o Cristo. E muitos deles mostram algo muito aproximado de como Cristo é. Então mais um se apaixona por toda essa novidade e começa a procurar aprimorar a arte de imitar a Cristo, estudando Sua Palavra e seguindo-o juntamente com aqueles que há pouco conheceu.