DENTRE OS deuses, QUEM É DEUS?

À partir de uma pergunta feita no Yahoo Respostas, segue a síntese da resposta. Eis a pergunta: Por quê a maioria das religiões e mitologias têm dezenas ou centenas de Deuses e o cristianismo tem só um?

Começo por corrigir algo na pergunta: Na cosmopolita Roma não havia dezenas ou centenas de deuses, mas em torno de trinta e cinco mil deuses. De cada um dos povos conquistados, pessoas vinham para a Capital trazendo na bagagem seus deuses, que eram bem recebidos pelos romanos. Inclusive, quando chegaram os israelitas com o Deus Yaweh eles o receberam e faziam cultos a Ele também.

Os fenícios vieram com seus deuses, os assírios, babilônicos e egípcios trouxeram seu panteão de deuses; os gregos, os nórdicos e os africanos, etc.. Só dos babilônicos eram 66, incluindo Shamasch, o deus sol. O rei Nabucodonosor tinha feito uma estátua gigantesca de si mesmo contendo todos os deuses babilônicos nas medidas 18 côvados de largura por 66 côvados de altura, determinando que todos do povo, bem como os representantes dos povos à sua mercê, deveriam curvar-se, adorando-a. 18 dividido por 3 é 6. 18 é 6 + 6 + 6. Do Deus Yaweh, a Bíblia diz Santo, Santo, Santo! Este número é 7, 7 e 7. Nas tentativa do Homem de ser deus, há um triplo esforço: Os deuses pagãos, o ocultismo e a necromancia, todas em uma só crença, representando o primeiro SANTO humano = 6 (porque o ser humano foi criado no sexto dia); a paganização do cristianismo em Roma, transformando a Igreja Católica Apostólica em Romana (adotando ritos, doutrinas e costumes pagãos, como a invocação e petição a mortos), representando o segundo SANTO humano = 6; e a elevação do Homem ao status de deus através da razão, o que resultou do Iluminismo, alcançando apogeu na Revolução Francesa, sendo hoje disseminado nas inúmeras esferas do comunismo e do capitalismo predador, representando o terceiro SANTO humano = 6, resultando em 6, 6 e 6. 3 X 6 = 18 da imagem de Nabucodonosor.

Nas religiões pagãs os deuses são criados pelos seres humanos, com intenções particulares, cada um servindo para satisfazer os interesses do seu próprio criador. Por isto são tantos deuses. Um deus para isto, outro para aquilo e outro para aquilo mais. Sendo que cada um cria seu deus para o seu serviço, o padrão de moral de cada pessoa fica à mercê do julgamento que ela mesma faz do que é moral, ética, justiça, igualdade e tudo o mais. Ela não aprende, não imita um ser mais antigo, mais experiente, superior a ela, não cresce com base no padrão mais elevado que o seu do seu deus. É ela quem clona seu padrão primitivo (infantil, instintivo, intuitivo, natural) nele, dando-lhe um caráter em conformidade com seus anseios, desejos, sensações e objetivos.

O Deus ideal deve começar a operar numa sociedade pela mudança do padrão de moral e ética (justiça, igualdade, peso e medida) de cada um de seus indivíduos, para, harmonizando as diferenças e objetivos de cada um, pô-los em concordância de propósito.

No caso do Deus Yaveh, Ele é um Deus real, não sendo objeto do ser humano, deliberando-se autonomamente, tendo Seus próprios princípios, conceitos de moral, de ética, de igualdade, de coerência, de equilíbrio, de justiça, de peso e de medida. Ele mesmo é o Criador dos seres humanos, sendo mais antigo e experiente que eles, estando interessado na continuidade de cada um, querendo harmonizá-los com Ele para harmonizar cada indivíduo com sigo mesmo, para que tenha vida boa e longa, harmonizando-se com os outros indivíduos, para que não se destruam mutuamente e harmonizem-se com o ambiente, não o destruindo, para que possam viver nele de forma agradável, saudável, produtiva e feliz.

Sendo assim, o Deus cristão é único, laborando num propósito único, sempre com o mesmo objetivo, seguindo em sua direção, sem contradições, sem sobressaltos e sem distorções. Por isto Ele pretende que todos O tenham por referencial, imitando-O, para que, tendo unidade de propósito, harmonizem-se entre si, conciliando as diferenças uns dos outros, sem que os interesses de uns resulte em ruínas para os outros.

Está na hora de conhecermos esse Deus examinando Sua Palavra, a Bíblia.