Em meio a trevas.

Em meio as trevas.

Há pessoas de todo tipo, estressadas, mal amadas, mal educadas, arrogantes, sem paciência, intolerante, nem um bom dia nos deseja, passam por nós como se não existíssemos. E quando somos notados, acabam nos prejudicando. E por que isso? O que está faltando? Cultura? Educação? Humildade? Ou amor ao próximo? Podemos perceber o quanto são ásperas, mal educadas e irritadas, conversamos um pouquinho com elas e já percebemos que são pessoas que vivem em meio às trevas, desejam mal, são maldizentes, procuram todos os meios para nos prejudicar, chegam até espumar pela boca. Isso acontece em todas as camadas da nossa sociedade: até mesmo entre pais e filhos e irmãos, enfim em todos os lugares. Se ainda não aconteceu com você inevitavelmente irá acontecer e você ficará muito aborrecido e irritado com isso. Dependendo do caso partirá até para a ignorância, chegando ao extremo, brigando através de palavras ou ações. E em muitos casos ficarão anos sem se falar. Conheço casos até dentro de instituições eclesiásticas onde a palavra de Deus é constantemente pregada, pessoas que não se falam por ter tido alguma discordância sobre assuntos internos, quanto tempo perdido. Essa inimizade e aversão resultarão em transgressões aos mandamentos e as Leis de Deus. Podemos evitar isso! Quando conhecemos os dons de Deus e procuramos colocá-los em nosso lado de dentro, as nossas virtudes começam a ser refletidas pelo lado de fora, isso demora um pouco, precisamos exercitar e sermos perseverantes, mas logo começaremos a colher os frutos. Ficamos mais pacientes e temos mais controle sobre os nossos atos. A primeira coisa que precisamos saber é que: Se Deus é nosso Pai, somos todos irmãos, e se somos irmãos somos filhos do mesmo Pai. Então devemos compreender que não temos inimigo, que o único inimigo que temos é o mal que escraviza as nossas almas. Às vezes o maligno usa essas almas escravizadas para nos atingir, e devemos compreender e sermos superior a isso, assim como foi JESUS CRISTO. Outra coisa que nos prejudica, e que dá uma brecha para o mal entrar em nossa vida e bagunçar tudo, é a falta do perdão. A falta dele dá ao inimigo uma reivindicação legal e ele entra em nossa vida a fim de oprimir e atormentar... Amargura, resultado da falta de perdão é o terreno para semeadura de toda a obra do maligno, e ele não respeita o “cristão” que vive com mágoa e falta de perdão. Há uma força enorme no perdão, pois com ele caminhamos na luz e paz de Deus. Andando em perdão, não há como o inimigo penetrar em nossa alma, através das feridas, acusações e calúnias. Perdoar é ter as emoções sob controle. Leitores, quem não perdoa está com a mente e memória constantemente cheias de lembranças daqueles que foram instrumentos de mágoas, e essa atitude, no Reino de Deus, pode censurar alguém em seu “pecado” por falta de perdão, e por censurar o pecado de alguém, você se tornará como ele, e aqui vai um princípio: perdoe, e se torne como Deus, que é perdoador, retenha o perdão, e se torne como quem o feriu. O conhecimento e o temor a Deus fazem com que nos tornamos melhores e consequentemente menos ignorantes espiritualmente.

José Renato Bueno é Jornalista Profissional, Escritor Amador e Teólogo Eclesiástico.