NO CASO DE EXISTIR A VIDA ETERNA...

Para fazer a escolha certa entre a vida eterna e a morte permanente após deixarmos esta vida é precisamos base. Quanto a essa escolha, porém, não há provas materiais, tampouco científicas de qual seria a mais acertada. Morreremos um dia, independente da escolha que fizermos, e na morte estaremos todos no túmulo. E se a volta de Cristo for mentira, ambos teremos vivido igualmente. O incrédulo terá aproveitado mais os prazeres passageiros e o crente terá vivido uma vida melhor do ponto de vista da saúde e da longevidade. Ambos terão sido beneficiados. Entretanto, se a volta de Cristo for verdade, o crente herdará a vida eterna, como Cristo disse, ao passo que o descrente será consumido pelo fogo, virando cinza e nutrindo novamente a terra sobre a qual os crentes vão andar e tirar dela seu alimento. E até mesmo a lembrança de que o ímpio existiu deixará de existir.

No evangelho de Marcos, no capítulo 10, versos 17 a 22 há a narrativa de um jovem rico que foi a noite perguntar a Jesus o que fazer para herdar a vida eterna. Jesus respondeu: "Guarda os mandamentos" e lhe citou alguns, só para lembrar. O Jovem rico disse que já guardava a todos, pois era judeu e seguia os Dez Mandamentos originais, inclusive o quarto, que trata da guarda do sábado, desde sua infância. Então Jesus acrescentou: "Vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres e siga-me". Então o jovem rico se foi triste, pois tinha muitas posses.

O que Jesus quis dizer com essa resposta é que se desejamos herdar a vida eterna devemos esquecer o que somos com base no que somos e passarmos a ser alguém com base no que Ele é, começando por não pretender justificar por nossos méritos os nossos pecados, tampouco querer pagá-los com nossos sacrifícios, mas aceitar o sangue de Jesus derramado na cruz para sermos perdoados por pecar, o que não tem perdão de outra forma. Assim estaremos deixando de ser pelo que somos e passaremos a ser pelo que Jesus é. Então, salvos por esse meio de nossas culpas, idealizaremos ser salvos também da prática que produza a culpa. Daí quereremos guardar os mandamentos de Deus, pois a não transgressão não produz culpa. Assim aprimoraremos o ser não pelo que somos, mas pelo que Jesus é, pois Seu caráter é conforme a Lei, prova é que Ele deu o exemplo indo para a cruz inocente, pois guardou toda a Lei de Seu Pai, o nosso Pai.

Wilson do Amaral