EXIGÊNCIAS DA VOCAÇÃO - MTHEUS,8, 18-22

A palavra vocação significa “chamado””. Por isso é usada para explicar a influência de Deus na nossa vida, sem nos tirar a liberdade de decidirmos, se aceitamos ou não o Seu chamado para uma missão. Ele não chama só os capacitados mas, capacita a todos os que chama. E, neste trecho de Evangelho, acontecem dois fatos de chamamento, que Jesus procura demonstrar a todos nós como devemos nos comportar, quando somos chamados para uma missão

Jesus caminhava em meio a multidão, quando um Escriba, homem influente na sociedade daquele tempo, chega até Jesus e lhE diz: “Mestre, seguir-te - ei aonde quer que fores”, e Jesus lhe responde :- “as raposas têm suas covas e as aves do céu têm os seus ninhos; e eu não tenho nem onde recostar a minha cabeça”. Logo a seguir outro, entre os discípulos disse - lhE : “Senhor, deixa-me primeiro enterrar meu pai”, mas Jesus replicou-lhe: “Segue-me e deixe que os mortos enterrem os seus mortos.” Quando Jesus fala dessa maneira com aqueles dois que manifestaram a vontade de seguir o Mestre, foi para demonstrar-lhes e a todos os que ali estavam (e , hoje também para nós), que para segui - lO, para atender o seu chamado, é necessário que se deixe tudo na hora da chamada. Quando Deus escolhe alguém para chamar é porque aquela pessoa será, por Ele, capacitada para seguir os seus exemplos de vida aqui na terra, amando e convivendo com os irmãos. No chamado, não importa para Deus se é rico, se é pobre, não importa se é branco ou negro, ou amarelo, ou vermelho. Não importa se é criança, jovem ou idoso.

Todos podem ser chamados e capacitados por Deus, para a missão que Ele apresentar. E, ele não obriga a ninguém, sempre nos permite decidir livremente. Todos os santos que conhecemos foram chamados um dia para a missão e, aceitaram e, muitos deram até a própria vida para cumprir a vocação a que se entregaram. Todos somos chamados a pre4parar a nossa caminhada para o Reino de Deus, que também é nosso. Todos temos a liberdade de praticarmos o Bem ou o Mal e, assumirmos as suas conseqüências. Tudo vai depender do tamanho do nosso amor pelo Deus que nos criou e nos ama tanto que, nos espera ansioso que pratiquemos obras de Caridade, de Misericórdia, de Doação, de Esperança e de muita Fé nas palavras que Jesus deixou para nos guiar. Se Ele quer que entendamos a sua mensagem, é porque nos quer de volta para o seu Reino que também é nosso. A vocação não é só para o Sacerdote, para o Pastor, para o Ancião, para a Irmã Religiosa; ela é para todos, sem exceção. A vocação é para o homem e para a mulher no Matrimônio como esposo e esposa; como pai e mãe; é para o filho e a filha como jovens que podem viver e anunciar o Reino. A vocação é para o patrão e para o empregado, que devem exercê-la dignamente ; enfim, é mesmo para todos, Deus não não nos quer ver alheios aos acontecimentos em nossa vida. Ele nos quer ver vitoriosos e capazes de nos realizarmos como filhos Seus e como irmãos uns dos outros; caminhando e realizando o seu Plano de Salvação. Bene - ( b. g. j. ) Ctba. 05/02/2009 - DEUS É BOM!!! – DEUS É FIEL !!!