" EM CASA DE ZAQUEU " Lc. 19,1-10

Neste trecho do Evangelho de Lucas, Jesus quer nos ensinar o quanto é importante reconhecermos quando erramos. Reconhecer os próprios erros, admití-los em certas atitudes que tomamos é sermos conscientes de que todos erram, não somos santos. Jesus nos ensina os caminhos para a santidade, está sempre junto de nós, através do Espírito Santo, justamente para que sejamos capazes de auto – críticas. Ele já sabia e sabe, ainda hoje, da nossa fraqueza, do nosso apego às coisas materiais e, do mal que carregamos em nosso coração, mesmo junto com o bem. Fragilizados , às vezes, pelos acontecimentos na vida, caímos muitas vezes mesmo não querendo. O próprio São Paulo, o mais ardoroso e valente pregador do Evangelho nesta terra, disse certa vez :- “ Ãs vezes deixo de fazer o bem que quero para fazer o mal que não quero. O espírito me puxa para o alto mas, a carne, me puxa para baixo. “

Assim foi com Zaqueu, mesmo sendo judeu, tornou-se chefe dos cobradores de impostos, que cobravam a todos, romanos e judeus; acabou ficando muito rico, se aproveitando da profissão. Ele era um homem de baixa estatura e, ouvindo falar muito de Jesus, ficou muito interessado em conhecê – lO . Soube que Jesus deveria passar nas proximidades da sua casa, correu até o lugar para ver Jesus mas, já existia ali muita gente a espera e, com a sua baixa estatura não poderia ver Jesus. Muito ansioso pelo momento, subiu numa grande árvore ali existente e, ficou lá em cima a espera do grande momento.. Assim que Jesus veio passando, ao chegar em baixo da árvore, olha para cima e diz : “Zaqueu, desce daí, depressa, porque hoje vou cear em sua casa. Imaginem a surpresa de Zaqueu. Diz o Evangelista que ele desceu depressa mas, certamente deve Ter despencado lá de cima. E, caminhando junto com Jesus ia conversando e “confessando” os seus pecados dizendo :-“Senhor, se pequei, se prejudiquei alguém cobrando-lhe impostos indevidos, restituirei o quádruplo a cada um e, dou a metade dos meus bens aos pobres”.

Ali, acontecia a primeira confissão auricular, que a Igreja mantém até nossos dias. Jesus, após ouví - lo disse : “Hoje entrou a salvação nesta casa, este é também filho de Abraão, pois o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que estava perdido”. Jesus continua hoje, ainda, muito atento pelas atitudes e gestos de todos aqueles que dizem seguir as suas palavras. É muito importante que fiquemos muito ligados às suas passagens por nossa vida, sempre que não entendemos certos acontecimentos .

DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! –Bene -( b. g. j. )–Ctba. 10/06/2011