“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos as Sete Dores que Maria Santíssima sentiu dentro dos mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Vosso Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
AS SETE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA (Quarta Dor)
 
O Encontro de Maria com Jesus  
 
Meditemos na Quarta Dor de Maria Santíssima...
 
Para forma uma idéia da grande Dor de Maria ao encontrar a Jesus com a Cruz ás costas, considera o amor que aquela Mãe tinha a este Filho. Toda mãe sente como próprias as penas de seus filhos. Porém, será que houve mãe que amasse tanto algum filho seu, como Maria amou a Jesus que era Filho Seu e também de Deus?
 
Pelo amor o Coração de Maria e de Jesus formava um único ser. Vejamos que esse amor era a medida de Sua Dor. Quanto mais ardente o amor, mais profunda foi à Dor naquele encontro.
 
Já na véspera Jesus tinha se despedido de sua aflita Mãe, e Maria inconsolável chora toda a noite, as lágrimas em fio correm no Seu rosto. Não há quem a console.
 
Chega à manhã, não falta quem lhe conte os maus tratos e os desprezos de que Seu Filho sofreu durante toda a noite. Inesperadamente aprece-lhe São João a dizer-lhe que Pilatos condena Jesus à morte e que o Filho acaba de sair levando o madeiro onde seria crucificado; a pesada cruz as costas. Instrumento de suplicio a caminho do Calvário.
 
Parte Maria depressa para alcançá-lo na Sua dolorosa jornada e pelos vestígios de sangue que na rua descobre, entende que por ali passou Seu Filho. Atravessa a angustiada Mãe por uma rua que abreviava a jornada, situou-se a uma esquina por onde havia de passar Seu amado Filho.
 
Que cena horrenda aparece a Sua vista! Adiante de Jesus levam os verdugos, os pregos, martelos e cordas, os instrumentos funestos da morte de Seu Filho! Que Espada para seu Coração ao ouvir aquela trombeta que vai publicando a sentença dada contra Jesus!
 
Ao levantar os olhos ver de repente o Seu Divino Filho, todo ensangüentado e chagado da cabeça aos pés, com uma coroa de espinhos sobre a cabeça e duas pesadas traves sobre os ombros. Seus olhares se cruzam... O Filho limpa o sangue que cobre seus olhos, olha para Sua Mãe, a Mãe olha para o Filho. Olhares de Dor, que como outras tantas setas transpassam as duas mais formosas namoradas almas!
 
Queria Maria avançar e abraçá-lo, os verdugos repelem-na com insultos e a deitam aos empurrões para longe da presença do dorido Senhor, apenas lhe é permitido segui-lo.
 
E tu minha alma? Compadece-te de Maria e acompanha-a ao Calvário, levando com paciência e resignação a cruz que o Senhor te deu.
 
Obs.: Continua as Sete Dores de Maria Santíssima, próxima postagem.

 
Importante:
Os textos sobre as Dores de Maria Santíssima foram inspirados através de leitura feita em um livro ao devoto de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, bem como, leituras bíblicas. Com base na história, os textos foram elaborados, ressaltando alguns pontos fundamentais para o entendimento dos mistérios das Dores de Maria Santíssima.
******************************************************************************

Uma linda oração de Rosemeri VieiraTunala
 
Ensina-nos Mãe de bondade
A levar uma vida de humildade
E um dia teremos a felicidade
De encontraste na eternidade
Mãe interceda por nós a Jesus
Cubra-nos com vosso manto sagrado
Protege-nos de todo pecado
Mostrai, ó Mãe, o caminho da luz
Queremos com os anjos cantar
Cânticos mil de graças e louvor
Cantando a glória do deus amor
E aos santos dos santos adorar.
 
Rosemeri VieiraTunala
*************************************
Muito agradecida, poetisa, por tão singelo gesto,
Que Jesus Cristo e a Santíssima Virgem te abençoem
Em graças de luz hoje e sempre.
 
Abraço fraterno
Mira Margarido