“Amigos Recantistas, aproveitando a ocasião da Semana Santa, vos convido para meditarmos as Sete Dores que Maria Santíssima sentiu dentro dos mistérios da Sagrada Paixão e Morte de Vosso Amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.”
 
AS SETE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA (Sétima Dor)
 
Maria Acompanha o Corpo de Seu Divino Filho ao Santo Sepulcro
 
Meditemos na Sétima Dor de Maria Santíssima...
 
Considera a última Espada de Dor que atravessou o Coração de Maria, quando acompanha o Corpo de Seu Divino Filho ao Santo Sepulcro e ver-se privada de Sua presença.
 
Abraçada ao Seu Filho estava a Mãe derretendo-se em lágrimas, quando dois dos discípulos tomaram de Seus braços esta prenda adorada e envolvendo o Corpo num lençol com aromas o levam para sepultar. Santas mulheres seguem-nos e em meio delas, a aflita Mãe. Quanta vontade tinha Maria de ser sepultada com Seu Filho!
 
Rainha dos Mártires eis o Corpo Sacrossanto de Vosso Filho colocado no sepulcro. Já vão encerrá-lo, olhai por última vez e despedi-vos Dele. O Vosso Coração ficou de certo no sepulcro com Jesus. Oh pedra feliz que encerra em ti aquele que esteve nove meses no virginal seio de Maria!
 
Ao retornar do sepulcro está a Mãe aflita! Maria dirige para aqui e para além Seus olhares, mas não ver o Seu Jesus e da amada presença de Seu Filho depara-se em todas as recordações da Sua preciosa Vida e da cruel Morte.
 
Neste momento lembra os abraços que dera em Belém, as conversas mantidas com Ele por longos e venturosos dias na casa de Nazaré! Lembra-se dos recíprocos afetos, dos olhares ternos e das palavras de eterna vida, que Seus divinos lábios pronunciaram.
 
Logo se apresenta a funesta cena que presenciou naquele dia. Ver diante de si os pregos, os espinhos, a Sua carne dilacerada, a boca entreaberta, os olhos apagados e aquela despedida no sepulcro. Que noite de dor foi aquela para Maria.
 
Nesta triste noite, chora amargamente, sepultado o Filho, o Seu Deus ausente! Chora a Mãe Dolorosa, chora João, chora Madalena e quantos estão com Ela choram. E não chora tu, minha alma?
 
 
Termina aqui a meditação das Sete Dores da Virgem de Nazaré.

 
Importante:
Os textos sobre as Dores de Maria Santíssima foram inspirados através de leitura feita em um livro ao devoto de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, bem como, leituras bíblicas. Com base na história, os textos foram elaborados, ressaltando alguns pontos fundamentais para o entendimento dos mistérios das Dores de Maria Santíssima.