Evangelho de Matheus - 23,27-32 - HIPOCRISIA

Jesus veio com uma única Missão, dada pelo Pai :- Salvar a Humanidade. Salvá-la como? Pregando e vivendo o testemunho do amor, da Fé, do Perdão, da Caridade e, sobre tudo do amor ao Pai. E, assim, Ele viveu até os seus trinta anos, de maneira obscura, completamente ausente dos comentários e noticiários sobre a sua pessoa e a Missão a que veio. Certamente, atendendo a vontade do Pai, fazendo-O viver de forma bastante humana, na primeira parte do Seu Plano. Nesse tempo Ele observou os costumes e, como aquele povo vivia, quais os sentimentos que mais prevaleciam no seu meio; suas maneiras e sua atitudes; se justas ou injustas; se eram ou não seguidores dos ensinamentos recebidos dos Profetas enviados pelo Pai e, qual a proporção do amor vivido em seu meio.;

Notemos que quando Jesus inicia Sua vida pública aos 30 anos, Ele sabia de tudo, diante da sua observação de SER Humano, que também era. Por isso, neste Evangelho de Matheus, Ele repreende , duramente, o modo de vida dos Escribas e Fariseus , que pertenciam à descendência dos antepassados, que Moisés, enviado por Deus, libertou-os do Egito, onde permaneceram 400 anos como escravos daquele povo. Esse povo encheu-se de Leis criadas e, começou a dividir a sociedade, de maneira até a considerar os pobres, excluídos do Reino de Deus. Só eles se achavam puros e, pelo simples contacto com um pobre na rua, eram obrigados a apresentar-se no templo para purificar-se. Tudo o que acontecia Jesus observava, certamente,. E neste evangelho de Matheus, Ele desabafa com aquela gente, chamando-os de Hipócritas, Raça de víboras, Sepulcros caiados, brancos por fora e podres por dentro: Hipócritas, por fora pareceis justos mas, por dentro estais cheios de falsidades.

E, neste trecho bastante extenso, Jesus, que certamente tudo observou, chama duramente a atenção daquela gente mesquinha e mentirosa, que só aparentava a honrar a Deus e respeitá-lO como seus Criador. Ainda hoje, nestes nossos dias, vemos comportamentos bastante semelhantes em meio às comunidades, onde ainda existem muitos lobos com peles de ovelhas, vivendo hipocritamente, com bastante falsidade; longe de cumprir os mandamentos deixados por Jesus, principalmente o de Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. São hipócritas, egoístas e exclusivistas, disfarçando-se de santos e, condenando com os seus atos àqueles que, inocentemente, os julgam verdadeiros. Por isso essa linguagem muito dura usada por Jesus, para os Escribas e Fariseus.

Tomemos para nós os exemplos aqui narrados, a fim de procurarmos a viver corretamente, observando a força da correção usada por Jesus para aquele povo hipócrita. A hipocrisia é um comportamento usado, também, nos nossos dias. É preciso que fiquemos atentos nos nossos círculos de amizades, para não sermos enredados por meios que sejam usados para nos desencaminhar. E, para os que procuram seguir os ensinamentos de Jesus, que nunca façam uso de tais comportamentos porque, certamente estarão prejudicando a alguém e a si próprios, diante de Deus.

(Leriam no Evangelho o trecho inteiro sobre os Escribas e Fariseus, descrito por Matheus e sintam o qunto eram falsos.

Bene- DEUS É BOM!!! DEUS É Fiel !!! – ( b.g.j ) 15/06/2009