VIDA CRISTÃ E A ORAÇÃO

Introdução;A oração é a maneira que encontramos para conversar com Deus, portando é um diálogo, onde colocamos o que queremos para Deus, e ele nos responde à sua maneira e vontade. É o combustível que o crente necessita para continuar sua jornada com Cristo, até àquele dia que aguardamos com muita esperança. O cristão verdadeiro precisa estar clamando a Deus sem cessar (1 Ts 5.8).

1. A oração como base da vida cristã

    A oração é o centro da razão de viver com Cristo, é o alicerce daqueles que servem ao Senhor e o busca de todo seu coração, meditando todo dia com reverência e coração contrito. (Sl 51.17).

a) O cristão deve ter vida contínua com Deus. Deus tem prazer em abençoar o cristão verdadeiro que estiver em Cristo e, que deposita toda sua confiança no Senhor. (Jo. 15.7). A expressão aqui, é sem reserva, denota qualquer coisa que pedir a Jesus crendo receberás. Mas, todavia, se estiverdes em Mim. È uma condição, para alcançarmos à vitória. O sucesso para obter a vitória é somente estar em Cristo. (Hb 11.06).

b) O cristão precisa falar francamente com Deus. Falar com franqueza não é colocar Deus “na parede”, mas ter clareza ao conversar com Ele. Então, clamarás, e o Senhor te responderá; (Is 58.9a). PRECISAMOS TER OBJETIVO AO ORRARMOS ; oração vaga não tem efeito. Deus ele tem prazer em nos ouvir nos mínimos detalhes, seja qual for o problema que temos de contar, ele nos ouve e nos atende ; Is 59.1).

c) O cristão precisa compreender o tempo de Deus. Geralmente as pessoas pedem algo para Deus e pensam que o Senhor já está atrasado porque ainda não fez o milagre, mas a bíblia diz que precisamos ser perseverantes. A Parabola da viuva nos mostra como devemos proceder diante das situações adversas do dia a dia (Lc 18.1-7). Muitas vezes precisamos incessantemente conversar com Deus, demonstrando um ato de fé no Senhor para que ele possa fazer justiça. Com isto, não significa, que ele não esteja nos vendo, mas as dificuldades nos fazem orar constantemente, e isto nos protege do inimigo.

2. As formas de oração.

    Através da Bíblia encontramos diversos tipos de oração que outrora foram desenvolvidas ao longo da história, vejamos alguns.

a) A oração mental. É a oração da alma e do coração; é uma confissão, um pedido de misericórdia e pode ser feita em qualquer lugar, em todas as ocasiões; por todos os crentes e até descrentes, como o caso do ladrão da cruz, que disse a Jesus: (Lc. 23.42-43). Não há uma maneira ou posição em que devamos estar para sermos atendido, a oração pode ser atendida de qualquer posição do nosso corpo, desde tenhamos fé suficiente para alcançarmos vitória. O ladrão estava sendo crucificado com Cristo, Ezequias estava deitado em uma cama, Daniel, sabe-se lá como estava na cova dos leões, se era de pé, com as mãos para cima ou de joelhos, mas o importante é que Deus oprotegeu e deu vitoria .

b) A oração privada. Você e Deus. Esta oração tem um importantíssimo valor, pois a fazemos com mais liberdade abrindo-lhe o coração. Este modo de orar é freqüente na história bíblica. Gn 32.23-28.

c) A oração pública e social. É aquela que revela os deveres dos homens para com Deus, os quais são: 1º) confissão a Deus.  (Jo 6.68;69). Neste versículo Pedro revela sua verdadeira confissão ao Senhor Jesus, demonstrado sua pequenez e revelando a grandeza do Senhor. 2º) O amor de Deus. (Jo 14.21).

3º) Confiança no Senhor. podemos confiar em quem se conhecemos e com quem convivemos. É impossível confiar num estranho ou desconhecido. È o convívio com uma pessoa que desenvolve a confiança, pois sem comunhão não há confiança. Por isso devemos confiar em Deus.

3. Como o cristão deve orar.

    O cristão deve orar com verdadeiro coração.  O cristão deve ter a vida voltada para Deus, ”(1 Pe 5.7).

a) Orando a sós com Deus. (Mt 6.6). A recompensa de Deus é fiel para aqueles que separam tempo para falar com Ele. Daniel, três vezes ao dia, se punha de joelhos para falar com Deus .

b) Orando apenas com o pensamento. Existem momentos na vida em que os problemas, os percalços da vida, a angústia, tentam nos oprimir de maneira tão forte que a única esperança é derramar o coração na presença do Senhor.

c) A oração com clamor. (Jr 33.3). É uma promessa do Senhor e as suas promessas não falham. Só Ele tem poder para nos abençoar, guardar e proteger do mal. JOELHOS NO CHÃO Esta parece ser a melhor posição para se buscar a Deus, (Is 55.7).

 4.Os resultados da oração.

    Sempre que oramos temos resultados satisfatórios, vejamos exemplos de orações que foram respondidas.

a) A ousada intercessão de Abraão. (Gn 18. 23-32).

b) O choro de Ismael.(Gn21.15-20).

c) O clamor da mulher cananéia. (Mt. 15; 21-28). Ana / Ester /Paulo/Daniel/ Moises etc.

Conclusão.

    Esta é a confiança que temos nele: que se pedimos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 Jo 5.14). Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hb. 4.16). Mesmo se a resposta de Deus para nossa oração for NÃO, nao podemos desistir de orar , devemos continuar clamando , buscando a direção de Deus pra nossa vida - A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITORIA.

EDIMILSON SILVA
Enviado por EDIMILSON SILVA em 26/06/2009
Código do texto: T1668841