O caminho de Emaús

Em certa oportunidade, como narra as sagradas escrituras, mais precisamente em Lucas 24, 13-35, dois homens caminhavam de Jerusalém para Emaús, povoado distante aproximadamente 10 quilômetros de Jerusalém. Era hora vespertina e os homens caminhavam tristes, confabulando sobre os últimos acontecimentos ocorridos com a crucificação do Senhor.

Dá para imaginar a tristeza desses seguidores, a dor e o desamparo pelos quais estavam passando, afinal haviam convivido com o Filho de Deus e não admitiam em seus corações que Ele tivesse morrido.

Em certo trecho do caminho o Próprio Jesus se juntou ao grupo e se fazia disfarçado para que não fosse notado e assim caminhavam. Jesus perguntou o motivo de tanta dor e um deles chamado Cleópas falou o que aconteceu com Jesus de Nazaré, que era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em palavras e atos. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel.

E assim foi até fim do dia quando repartindo o pão os dois homens reconheceram a Jesus que desapareceu.

Quantas vezes não caminhamos ao lado de Jesus e não reconhecemos o seu poder e a sua presença? Quantas vezes não deixamos que os nossos problemas fossem maiores que o poder de Deus?

Olhando para as erráticas situações em que nos metemos e a forma como muitas vezes são imediatamente resolvidas é que nos damos conta do poder de Deus.

Em muitas situações de dor e sofrimento não olhamos ao nosso redor o Salvador, que se faz disfarçado, que atua silenciosamente, mas eficazmente para resolver as nossas dores.

Em situações de desespero acabamos por buscar soluções mágicas, fazendo promessas vãs, disfarçando uma fé que muitas vezes não temos e clamando de forma errada aos anjos e santos, aos ídolos que não falam, mas calam perante a nossa dor.

Nessas situações o Senhor está ao nosso lado, mas não vemos, não enxergamos, pois os nossos olhos estão cerrados para vislumbrar as belezas e os milagres de Deus.

Eu aprendi a olhar de lado e ver a sombra do Senhor ao meu lado, aprendi que os problemas por maiores que sejam nunca chegarão a ser maiores que o amor e a misericórdia do Senhor. E aprendi que quando oramos estamos conversando com Deus e reconhecendo a sua presença, no espírito e no corpo, e que Jesus vive e reina triunfante e é o nosso sustentáculo.

Todas as vezes que você viajar pelos caminhos de Emaús, olhe ao seu lado e reconheça Jesus como seu companheiro e verdadeiro amigo.

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 29/06/2009
Reeditado em 27/05/2017
Código do texto: T1673288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.