A SOLUÇÃO PARA EDUCAÇÃO

A SOLUÇÃO PARA EDUCAÇÃO

Falando de educação, é lógico que nos vejamos diante de dois sujeitos: O Educador, o Professor, que deve ensinar e educar e o aluno que deve ser educado.

A propósito do educador, professor, existe uma frase de Jesus no Evangelho que faz pensar e deve servi de luz inclusive na educação. Diz ela: “Um só é o vosso mestre e todos vós sois irmãos (Mat. 23.8).

E o mestre é ele mesmo (Jesus).

Mas Ele não deve ser interpretado como domínio ou poder, mas como serviço. Porque no serviço, que é amor, não é apenas o homem que age, mas o próprio Cristo nele.

Se Jesus é o mestre, o educador, o vamos observá-lo para aprender como Educar. ( E aqui está o segredo.)

Em Jesus aparecem algumas características importantes.

Antes de tudo Ele dá o exemplo. Não impõe encargos que Ele não assuma primeiro.

Observando-O, é possível deduzir que o primeiro modo de educar não deve ser empenhar-se em instruir ou corrigir, mas em viver.

E tem mais, amar com a caridade de um Deus, com a caridade de quem ama primeiro, sem nada esperar.

Este é o modo que jamais deixou alguém indiferente, é crê na possibilidade de quem lhe ouviu, iniciar uma nova vida de esperança.

Não devemos jamais impor nossas idéias, mas oferecê-las com amor.

Jesus não hesita de corrigir quando necessário. Também a correção faz parte integrante da Educação.

Ninguém se iluda de que, seguindo este sistema que aí está uma educação lânguida, sem nada de novo, sem uma vida, possa mudar alguma coisa.

A mudança só irá acontecer quando a Educação for apresentada numa linguagem acessível e que todos aceitem. Deve ser assim o ensinamento por excelência, pois é a síntese do Evangelho.

Ernane Muniz.

Caga sebo do Nordeste
Enviado por Caga sebo do Nordeste em 22/07/2009
Código do texto: T1712672