Satanás! O único inimigo dos seres humanos.

Deus fez o homem perfeito, a sua imagem e semelhança, mas vivendo algum tempo neste mundo tornamos corruptíveis. Quando contrapomos a nossa vontade frente a vontade de Deus, cometemos transgressões e, assim, damos ao inimigo um direito legal para ele entrar na em nossa vida e atormentar. Se Deus é nosso Pai somos todos irmãos. Então aquela pessoa que nos faz algum mal e nos prejudica não é nosso inimigo, mas um escravizado que serve o maligno e não a Deus.

De agora em diante deveremos distinguir quem é o inimigo, pois como sabemos ele age nas fraquezas humanas, age sobre a pessoa através da força satânica que está por traz.

O maligno, único inimigo dos seres humanos é ardiloso, mentiroso e enganador. Com sua astúcia mantém aprisionado por meio de fios invisíveis as almas dos seres humanos que se afastam dos caminhos de Deus. Quando deixamos o desejo da carne dominar o nosso espirito é o começo da derrota, o início da escravidão.

Vou citar alguns exemplos de fios invisíveis que são usados pelo maligno para afastar os seres humanos dos caminhos de Deus: à adivinhação e a arte do encantamento, e também os que neles crêem e o buscam. Os blasfemos que maldizem de Deus e das escrituras. Os idólatras que por ignorância não reconhecem o artífice, de todas as coisas e adoram obras de mãos humanas, ídolos que não houvem, não cheiram e não se mantém em pé se o homem não o firmar com um prego na parede. Os que servem a Deus debilmente sem conhecer verdadeiramente o Pai e o Filho. Também àqueles que colocam a riqueza em primeiro lugar. Os que não amam o próximo: perjuram, caluniam, maldizem, cobiça, rouba, mata, adultera, usurpa o direito, prostituem e os que desprezam os pequeninos. Os suicidas que se lançam à água, ou se enforcam, ou se ferem com a espada. Os homicidas, que mantidos por meio de fios invisíveis, serve ao maligno de uma forma brutal, não tendo piedade e nem misericórdia de suas vítimas.

Então deveremos ter cuidado e mais cuidado, para que essa força maligna não age também sobre nós. O bom mesmo é fortalecer a nossa alma, as nossas muralhas e fechar as brechas para que o mal não entre em nossas vidas por meio desses fios invisíveis.

Quando conhecermos a verdade (JESUS), não seremos como ondas do mar levados de cá para lá por qualquer vento de doutrina impostas pelos homens. O conhecimento da verdade gera a liberdade, a ignorância gera a escravidão.

José Renato Bueno

Teólogo Eclesiástico.