A sabedoria de Deus é uma loucura para os injustos.

Sou uma voz gritando no deserto...

A sabedoria de Deus é uma loucura para os injustos.

A sabedoria se adquire com o favor do lazer: Quem tem poucos negócios a tratar tornar-se-á sábio. Como se tornaria sábio quem maneja o arado, cujo orgulho se limita a brandir o aguilhão, que conduz os bois e passa a vida trabalhando com eles, e cuja conversa gira apenas em torno de novilho? Como se tornaria sábio àquele que se preocupa noite e dia a ajuntar riquezas à custa do pobre? Como se tornaria sábio o injusto que fica a semana inteira espreitando a sua vítima, para no momento oportuno prejudicá-la com maledicências, calúnias e difamações? O injusto é semelhante a um asno que caminhou cem milhas dando voltas em torno do moinho, e quando parou, percebeu que estava no mesmo lugar. Existem pessoas que fazem muitas jornadas, mas sem fazer nenhum progresso em qualquer direção, quando chega a noite as surpreende, não viram cidades, povos, criações, anjos, potências, não tiveram tempo de meditar acerca da Palavra de Deus, não conheceram o amor de Deus, caminharam em vão. Passaram pelo mundo como se nunca tivessem existidos. Respiraram, poluíram, desfrutaram dos recursos naturais, mas não plantaram uma árvore, não escreveram um livro e não deixaram sequer um ramo seu para dar continuidade a sua descendência. Somente notamos a passagem pelo mundo, pelos dejetos nauseabundo deixados por eles na sociedade.

Enquanto estamos vivos ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo, ainda há tempo para mudar as nossas atitudes e o caráter, por isso deveremos trabalhar enquanto é dia, quando chegar a noite ninguém poderá trabalhar mais. O machado já está posto na raiz das árvores, toda árvore que não der bons frutos será cortada e jogada no fogo.

Repare onde caíste, converta-se. Conversão não é mudar de religião, mas perceber que está trilhando um caminho pedregoso, voltar atrás e mudar moralmente para melhor.

Ai alguém poderá indagar... Quem é você para escrever essas advertências? Por acaso você se enquadra no que escreve? Posso responder... neste mundo aqueles que usam roupas valem mais do que as vestes. Mas no Reino dos Céus, as veste valem mais do que os que as usam. Conhecemos e julgamos as pessoas por fora, mas as vestes somente Deus é quem conhece, e só cabe a Ele julgar. A advertência é somente para elucidar a particularidade da obra, nada pessoal, o objetivo é que alguns cheguem ao conhecimento e purifiquem os corações, façam nascer na alma pequenas chaminhas que com o conhecimento e a perseverança essa chama aumente e acenda de tal forma que as trevas sejam suprimidas pela imensa Luz.

Tenham uma boa reflexão é até a próxima edição.

José Renato Bueno.

Teólogo Eclesiástico.