CRISTO, A GRAÇA DE DEUS

"ENTÃO, AFIRMOU ELE: CREIO,SENHOR: E O ADOROU."(João, 9: 38)

------------------------------------------------------------------

CRISTO, A GRAÇA DE DEUS

Se o conhecimento miraculoso deixara perplexa a mulher samaritana (João, 4: 1-42), e ela não tardou a crer em JESUS, tendo conduzido muito à sua presença. Subsequentemente, através da própria mensagem de JESUS, tendo o Senhor ficado com eles por algum poucos dias, muitos samaritanos também vieram a confiar nele. Por semelhante modo, neste episódio, JESUS ganha mais um convertido, embora de maneira agradável, o que serve de ilustração de sua graça e de seu genuíno interesse pelos homens. A fé foi exercida. Ora, a fé é ao mesmo tempo o agente e a frutificação da regeneração, e procede de DEUS.

"TODO AQUELE QUE O PAI ME DÁ, ESSE VIRÁ A MIM: E O QUE VEM A MIM, DE MODO NENHUM O LANÇAREI FORA.~

(João, 6:37)

Não obstante, a graça da fé em potencial é propiciada a todos os homens, pois DEUS se apresentou aos homens na Cruz do Calvário, segundo também se depreende claramente o evangelho de João, 12:32 que nos transmite:

"E EU, QUANDO FOR LEVANTADO DA TERRA, ATRAIREI TODOS A MIM MESMO."

O ministério de JESUS, a sua vida, a sua morte, serviram de outras tantas provas de que DEUS, na pessoa dele, se apresentava aos homens, propagando por toda parte a graça geral que torna possível a fé para todos os homens que abram o seu coração para CRISTO. Pois a verdade é que ninguém pode confiar em CRISTO, a menos que DEUS o atraia para isso.

Todavia, DEUS atrai todos os homens potencialmente, por meio da graça que lhes é dada em JESUS CRISTO. Contudo, também aprendemos a triste lição e mui solene, que nem todos os homens se achegam a CRISTO, porquanto a vontade humana, teimosa e pervertida, pode frustrar essa graça geral. Porém, toda alma honesta e verdadeiramente inquiridora é atraída para a pessoa de CRISTO, como que atraída por um poderoso magneto. É justamente isso que vemos ilustrado novamente nesta narrativa - primeiramente houve a edificação gradual da fé no peito daquele homem, a ponto dele ter defendido veementemente JESUS, a quem nunca vira e que era odiado por quase todos. (João 9: 1-41). Finalmente, houve este contato pessoal e afetuoso com JESUS; E assim a fé invadiu a alma do ex-cego de nascença, tendo-se realizado os primeiros estágios da regeneração.

"RESPONDEU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO: QUE NÃO NASCER DA ÀGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS."(João,3:5)

O homem chamou de "...SENHOR...", pois agora o Senhor do céu era o seu Senhor. Aquele que crê verdadeiramente recebe a JESUS como seu Senhor, possuidor como está daquela fé que subentende uma obediência da fé não é a incredulidade, mas, em muitos casos, a desobediência.

"POR ISSO, QUEM CRÊ NO FILHO TEM A VIDA ETERNA; O QUE, TODAVIA, SE MANTÉM REBELDE CONTRA O FILHO NÃO VERÁ A VIDA, MAS SOBRE ELE PERMANECE A IRA DE DEUS."(João, 3: 36).

A fé não consiste em mérito humano, de qualidade mais respeitada por DEUS do que as obras dos homens, como se fora algo capaz de ganhar a vida eterna para um pecador. Pelo contrário, a fé é a fonte originária da regeneração, e a regeneração subentende a ocorrência do arrependimento, da renovação de uma nova vida, do abandono da velha maneira de viver, além de subentender que houve a partir de então a participação na natureza moral e metafísica de uma criação espiritual. A fé consiste na comunicação de vida, e não meramente em algum assentimento moral a um credo.

"...E O ADOROU...". Esse é o acompanhamento natural da fé. O ex-cego de nascença ainda não havia aprendido tudo quanto significa chamar de Senhor a JESUS CRISTO e também nada sabia da grande doutrina da transformação do cristão segundo a sua própria imagem, que é o alvo da vereda espiritual que ele começara a palmilhar; porém, tendo assentado o pé no começo do caminho, adorou agora àquele que tivera misericórdia dele e o transportara de volta para DEUS.

"ELE, QUE É O RESPLENDOR DA GLÓRIA E A EXPRESSÃO EXATA DE SEU SER, SUSTENTANTO TODAS AS COISAS PELA PALAVRA DO SEU PODER, DEPOIS DE TER FEITO A PURIFICAÇÃO DOS PECADOS, ASSENTOU-SE À DIREITA DA MAJESTADE, NAS ALTURAS."

(Hebreus, 1:3).

FONTES

Bíblia Sagrada

Livro N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

Wil
Enviado por Wil em 19/08/2009
Código do texto: T1762084