O homem insensato.

O homem insensato.

Há duas espécies de coisas que multiplicam os pecados, e uma terceira que provoca a ira: a paixão que arde como fogo aceso e que não se apaga enquanto não se consumar; homem entregue à sensualidade, que não cessa enquanto o fogo não o devorar; o homem sensual, para o qual todo alimento é doce, e não se satisfaz enquanto não morrer espiritualmente; o homem que trai o leito matrimonial, dizendo: “Quem me vê? As trevas me envolvem e as paredes me escondem. Ninguém me vê. O que tenho a temer? Deus, se é que realmente exista não se lembrará dos meus pecados”. O tolo só tem medo do que os homens vêem, e não sabe que os olhos do Senhor são mil vezes mais luminosos que o sol, porque vêem todos os caminhos dos homens e penetram os lugares mais escondidos. Deus conhecia as coisas, ainda antes de criar o universo, e o mesmo acontece depois que as criou. Tal homem será castigado na praça da cidade e será preso onde não espera. Tudo que fazemos de bom ou mal, tudo será revelado, nada permanecerá encoberto, o demônio ajuda a fazer, mas não ajuda a esconder. O peixe morre pela boca, e o transgressor será apanhado por seus próprios lábios. Toda a sabedoria consiste em temer a Deus, e em toda a sabedoria existe a prática da Lei. Conhecer o mal não é sabedoria, e o conselho dos pecadores não é prudência. Existe habilidade que é abominável, e quem não tem sabedoria é insensato. É melhor ter pouca inteligência com temor, do que ser muito inteligente, mas transgressor da Lei. Existe uma astúcia hábil, no entanto injusta, e há quem use meios fraudulentos para enriquecer e aparentar retidão. Existe malvado que anda curvado pela tristeza, mas por dentro está cheio de falsidade: ele abaixa a cabeça e se faz de surdo, mas quando ninguém está vendo ataca você de surpresa. Se ele não prejudica você, é porque não tem força, mas na primeira ocasião lhe fará mal. Pode-se conhecer o homem pelo semblante, e pelo aspecto do rosto se conhece a pessoa sensata. A roupa de um homem, seu modo de sorrir e seu jeito de andar e de agir revelam quem realmente ele é. Pode reinar por um tempo, mas no tempo de Deus suas ações serão desmascaradas e tudo que plantou começará a colher. Uma casa quando construída tem que ter um bom alicerce senão chegará o tempo em que desabará, e como será grande a ruína.