A SEMENTE E O FERMENTO

Jesus fez uso do Fermento e da Semente de Mostarda para comparar o Reino de Deus e eu o convido a fazer uma análise desta comparação; o que Jesus quiz exatamente dizer com isso?  

Está em LUCAS 13.18-21

A SEMENTE DE MOSTARDA

Jesus disse:
- "Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar?
 Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos e alí criam seus filhotes."


Esta é a função da semente!  transformar-se em outras árvores, iguais aquela que  da qual se originou; depois de lançada na terra; morrer, germina e se torna numa imensa árvore, que dará outras sementes, das quais há de nascer outras e outras e outras árvores iguais a ela.
.
Se semearmos o bem, nascerá o bem; se semearmos o mal, nascerá o mal, que em um determinado momento, há se  voltar contra nós mesmos. Tudo que aqui plantamos, também colhemos. Eu e você somos menores que o grão de mostrar. Somos a própria semente daquilo que plantamos, através dos atos e palavras que semeamos
 
Se vivemos em Cristo e Ele em nós, certamente somos a boa semente lançada em terra fértil;  junto a ribeiro nossas árvores crescerão vigorosas, capaz de gerar milhares de árvores e outras sementes que se espalharão pelo terra, como fruto da mensagem de Cristo.  O grão de mostarda.

O FERMENTO

O mesma analogia da semente Cristo exemplifica com o fermento, muito comum na colinalira doméstica.

Jesus no mesmo texto diz:
"Que comparação poderei usar para o Reino de Deus?
Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que se espalhe por toda a massa."

A finalidade do fermento é fazer crescer a massa, fazer render a quantidade do alimento que o contém. Depois de passada pelo fogo (forno),  dobra em duas, três ou mais vezes de tamanho, capaz de uma só porção, saciar a fome. Será o alimento que nutrirá o corpo e fortalecerá o espírito.

Em que você tem usado seu fermento! Qual tem sido a semente que você tem lançado na terra por onde anda?  Tens alimentado atitudes cristãns  ou alimentar intrigas, contendas?.

Lembre-se,  comemos do alimento fermentado e colhemos da semente plantada e nada podemos reclamar de Deus, pelo fruto colhemos e comemos. Nada é ao acaso ou fruto da sorte  e muito menos do destino, se somos capazes de mudar os fatos atribuído a fé de cada um. Creia, ninguém foi concebido por Deus, para um destino de sofrimento ou infelicidade. Somos filhos do mesmo PAI e o verdadeiro pai  nunca faz acepção de filho, mas certamente tem reserva para com aquele que lhe é obediente. 

Este é o sentido do grão de mortarda e do fermento em nossa vida. 

Se você entendeu a mensagem, pratique-a, porque de nada vale o conhecimento, se ele não for vivenciado com o próximo e contigo mesmo.
Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 05/09/2009
Reeditado em 01/11/2009
Código do texto: T1794528
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.