ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO VI
                   ANTIGO TESTAMENTO
                               LIVROS HISTÓRICOS
                                            JOSUÉ
 

Josué, como sabemos, é o sucessor de Moisés. As principais passagens são o episódio de Raab, a prostituta, que escondeu os israelitas em sua casa para que posteriormente pudessem tomar a cidade de Jericó. A tomada de Jericó mostra uma estratégia de general de primeira grandeza. Outro fato marcante foi a passagem do Jordão acompanhada de grande prodígio, semelhante ao da travessia do Mar Vermelho. Por último, é narrada a vitória em Gabaon. São momentos marcantes nos quais um homem, nascido de mulher, pelo poder de Deus, ordena ao sol que se detenha até segunda ordem, e à lua que não se mova até que o povo de Deus vença os inimigos. “O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro”. O último capítulo narra a morte de Josué.
 
CAPÍTULO 01
E Deus falou a Josué: “Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes”. 
 
MEDITAÇÃO
Essa promessa a Josué é extensiva a nós hoje. Deus jamais nos abandonará. Se seguirmos seus preceitos prosperaremos em nossos projetos, conforme Ele nos prometeu nesse Capítulo e no Salmo 01.
 
CAPÍTULO 02
Josué despachou dois espiões à cidade de Jericó. Lá chegando, entraram na casa de uma prostituta chamada Raab, que os acolheu porque acreditou nos feitos que o Senhor dos Exércitos realizou entre os israelitas.
 
CAPÍTULO 03
O Senhor prometeu a Josué que os israelitas atravessariam o rio Jordão a pé enxuto. “Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas (...). No momento em que os portadores da arca chegaram ao rio e os sacerdotes mergulharam os seus pés na beira do rio (...) as águas que vinham de cima detiveram-se e amontoaram-se em uma grande extensão (...) e as águas que desciam para o mar da planície, o mar Salgado, foram completamente separadas.” 
 
CAPÍTULO 10
Josué luta em Gabaon e é belíssima a narração em que o astro-rei obedece a ordem de um homem. “E o sol parou, e a lua não se moveu até que o povo se vingou de seus inimigos (...). O sol parou no meio do céu, e não se apressou a pôr-se pelo espaço de quase um dia inteiro. Não houve nem antes nem depois, um dia como aquele, em que o Senhor tenha obedecido à voz de um homem, porque o Senhor combatia por Israel”. O Livro é encerrado com a morte de Josué.
 
No Módulo VII abriremos o livro Juízes e destacaremos a história de Sansão e Dalila. Observaremos o que um homem é capaz de fazer por amor. Pretendíamos mergulhar no livro de Juízes nesse Módulo VI mas percebemos que o texto era longo e, por essa razão, optamos por expô-lo no próximo módulo.
 
Recomendamos a leitura do capítulo 10, na íntegra, de Josué e a leitura litúrgica do Evangelho para o dia 30 de maio, João, capítulo 21, versículos 20 a 25.
“Não te deixarei nem te abandonarei. Sê firme e corajoso”.
Boa leitura
Iara Mesquita 
 
30/05/09