PENSEMOS NISSO

EXALTEMOS A INDULGÊNCIA NÃO APENAS QUAL LÂMPADA QUE DEVE BRILHAR NOS VISINHOS,MAS,ACIMA DE TUDO,POR LUZ VIVA QUE NOS CABE TRAZER NO CORAÇÃO,DE MANEIRA A CLAREAR O PRÓPRIO CAMINHO.

PENSEMOS NISSO,OBSERVANDO AS DIFICULDADES DO PRÓXIMO,COMO SE AS DIFICULDADES DO PRÓXIMO,EM VERDADE,NOS PERTENCESSEM.

VISTE O COMPANHEIRO EMBRIAGADO,NA VIA PÚBLICA,É,INSTADO A PRESTAR-LHE BREVE MOMENTO DE APOIO,DESAPARECESTE NA ESQUINA,DESISTINDO CONCIENTEMENTE DE AUXILIÁ-LO.

REFLETE,PORÉM,NOS SUPLÍCIOS DA ESPOSA DIGNA QUE O SUPORTA,INCESSANTEMENTE,DENTRO DE CASA.

PERCEBESTE AS MANIFESTAÇÕES DESAGRADÁVEIS DA IRMÃ IRREFLETIDA E LHE ATIRASTE EM ROSTO REPROVAÇÕES E CRITICAS,ATRAVÉS DE ADVERTÊNCIAS AMARGAS.

RECORDA,NO ENTANTO,A LUTA DO HOMEM CORRETO QUE SUSTENTA NO LAR,POR MÃE DOS PRÓPRIOS FILHOS

REGISTRASTE A PRESENÇA DO IRMÃO OBSIDIADO E FUGISTE Á SORRELFA,TEMENDO A OBRIGAÇÃO DE SOCORRE-LO,NO ESPAÇO DE ALGUMAS HORAS.

MEDITA,CONTUDO,NOS SACRIFÍCIOS DO CORAÇÃO MATERNO QUE O CARREGA SEM PAUSA.

OUVISTE AS LAMENTAÇÕES DO ENFERMO,A CENSURAR-LHE GEMIDOS E DESCONTROLES.

IMAGINA,ENTRETANTO,COMO TE COMPORTARIAS SE A DOENÇA QUE O VERGA TE INVADISSE A ESFERA DA PRÓPRIA CARNE:

ASSINALASTE AS INIBIÇÕES DO AMIGO QUE CONVERSA DE MANEIRA INFANTILIZADA E ABANDONASTE,INTEMPESTIVAMENTE,A PALESTRA,NEGANDO-LHE MAIS ALGUNS MINUTOS DE ATENÇÃO CORDIAL.

PENSA,TODAVIA,QUÃO LOGO E DOLOROSO TE SERIA O SOFRIMENTO,SE GUARDASSES NO CÊREBRO SEMELHANTES ENTRAVES.

NINGUÉM PODE VIVER SEM A INDULGÊNCIA DOS OUTROS,MAS,PARA EXERCER COM SINCERIDADE A INDULGÊNCIA PARA COM OS OUTROS,É NECESSÁRIO SAIBAMOS COLOCAR-NOS NO LUGAR DELES.

EMMANUEL

MEDIUM;FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

DO LIVRO, "HOJE"

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 24/09/2009
Reeditado em 24/09/2009
Código do texto: T1829138
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.