PARÁBOLA DO SEMEADOR - A EXPLICAÇÃO

(I)

Para Agmária, Eli e Sônia Maria - Grupo de Estudo Indutivo do Livro de Marcos


O Mestre que segue uma metodologia alegórica resolve falar claramente
aos seus Discípulos a respeito de assuntos eternos, portanto, inadiáveis.
O Evangelista Marcos registra o fato,
Mc 4:10-20).

Diante dos religiosos pertencentes aos partidos políticos da época, todo cuidado, ainda, seria pouco. Na multidão, infiltrados, queriam pegar Jesus em alguma palavra, que viesse a caracterizar blasfêmia, constituindo prova cabal para julgamento e condenação à morte, no Sinédrio, Tribunal dos Judeus naquela Teocracia.

Da explicação da Parábola do Semeador, queremos apenas destacar as duras palavras registradas contra a elite político-religiosa que fechava o cerco, e, portanto, somente no Círculo mais intimo com os discípulos, as coisas poderiam ser ditas às claras. Muitos dos profetas do passado, já tinham sido mortos. Chegada a vez daquele Jovem Carpinteiro confrontar as autoridades com sua doutrina de amor, paz, perdão, misericórdia, lança mão de Parábolas e cita a Escritura Autorizada (Isaías 4:9-10): Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhes os ouvidos e fecha-lhes os olhos para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta e seja salvo.

A obstinação tão grande do povo daquela nação, passados quinhentos anos se tornava ainda mais evidente. Nenhuma oportunidade é negada, apenas retratada a situação de um coração empedernido ao extremo.

Cruz. Velho, 30/9/09 -abello