ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XII

ANTIGO TESTAMENTO - LIVROS HISTÓRICOS

MACABEUS
O nome desse livro é o mesmo do personagem central – Judas Macabeu, filho de Matatias, homem temente a Deus.

São dois os livros dos Macabeus que relatam a história dos judeus que permaneceram fiéis contra o poder sírio que ocupava o território de Israel, e a sua luta contra o paganismo grego que ameaçava invadir a comunidade israelita.

No segundo livro dos Macabeus, capítulo 7 está registrada uma bela história de coragem e fé em Deus. “Havia também sete irmãos que foram um dia presos com sua mãe, e que o rei por meio de golpes de azorrague e de nervos de boi, quis coagir a comerem a proibida carne de porco”. Um dos irmãos respondeu que todos estavam prontos a morrer antes de violar as leis de Deus. O rei, enfurecido, mandou que aquecessem até à brasa caldeirões e em seguida cortassem a língua do que falara primeiro, as extremidades de seu corpo e o levassem para assá-lo no caldeirão. Tudo isso aconteceu na presença de sua mãe e seus irmãos.

À vista de tamanha crueldade, sua família continuava a rezar e exortavam-se mutuamente a morrer com coragem. Assim o rei supliciou cada um dos sete filhos dessa corajosa família, tomando o cuidado de torturar um por vez na presença dos outros para que, assustados, abandonassem seus costumes religiosos e cumprissem a ordem dos pagãos.

Admirável essa mãe que viu perecer seus sete filhos em um só dia e suportou com a dignidade própria dos santos. Finalmente também ela foi trucidada. Esse é um exemplo de fé e coragem. De zelo extremo por um Deus vivo.

De Gênesis a Êxodo conhecemos os Livros do Pentateuco (cinco livros). De Josué a Macabeus vimos os Livros Históricos. A partir do Módulo XIII iniciaremos o estudo dos Livros Sapienciais dos quais JÓ é o primeiro da lista.

Até breve

Iara Mesquita

Sexta-feira, 05 de junho de 2009.