ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XIII

ANTIGO TESTAMENTO - LIVROS SAPIENCIAIS
LIVRO DE JÓ

Quem nunca ouviu falar na paciência de Jó? Conheceremos agora a história desse verdadeiro Servo de Deus.

Jó era íntegro, reto, temente a Deus. Tinha sete filhos e sete filhas, muitas riquezas e prestígio.

Satanás, incomodado com a fidelidade desse santo insinuou que Jó só era obediente porque tinha uma vida feliz, sem preocupações. Sugeriu que se ele passasse por provações certamente abandonaria o seu Deus. “Pois bem! Respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.”

Ora, em um breve espaço de tempo Jó viu toda a sua riqueza ser dissipada ora pelo roubo; ora pelo incêndio que consumia tudo; ora pelo furacão que veio e matou todos os seus sete filhos de uma só vez.

“Jó então se levantou, rasgou o manto e rapou a cabeça. Depois, caindo prosternado por terra, disse: “Nu saí do ventre de minha mãe , nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor!”

Quão admirável é esse homem que mesmo envolto num mar de tristeza e sob o manto de toda adversidade ainda louva o Senhor”.

O Senhor disse a Satanás: “Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal (...) foi em vão que me incitastes a perdê-lo.” “Pele por pele!” respondeu Satanás. “O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida. Mas, estende a tua mão, toca-lhe nos ossos, na carne; juro que te renegarás em tua face”. O Senhor disse a Satanás: “Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida”.

Satanás feriu Jó com uma lepra maligna desde a planta dos pés até o alto da cabeça.

Com esse último tormento a esposa e os amigos de Jó o desprezaram. A partir daí o livro relata os discursos de seus amigos que o acusam por Deus tê-lo abandonado e as respostas de Jó cheias de sabedoria e fé.

Deus viu que seu servo tinha um espírito inquebrantável, o cumulou de bênçãos e toda sorte de bens. Jó recuperou os amigos, o respeito, as riquezas vieram em dobro e teve ainda sete filhos e três filhas.

No Módulo XIV iremos conhecer o Livro dos Salmos. Os Salmos são uma coletânea de 150 orações do Rei Davi ao Senhor dos Exércitos.

Até o próximo encontro - Iara Mesquita - Sábado, 06 de junho de 2009