ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XVI

ANTIGO TESTAMENTO - 
LIVROS SAPIENCIAIS

ECLESIASTES

O livro do Eclesiastes é composto de meditações sobre a instabilidade da vida humana. Talvez o autor desse livro seja Salomão, considerado a personificação da sabedoria. É um livro breve, composto de apenas 12 capítulos. Citaremos alguns trechos da obra.
 
CAPÍTULO 1
"Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade".
 
CAPÍTULO 2
Esse capítulo traz um lindo poema que transcreveremos a seguir:
"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um  momento debaixo dos céus:
tempo para nascer, e tempo para morrer;
tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
tempo para matar, e tempo para sarar;
tempo para demolir, e tempo para construir;
tempo para chorar, e tempo para rir;
tempo para gemer, e tempo para dançar;
tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las;
tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.
tempo para procurar, e tempo para perder;
tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
tempo para rasgar, e tempo  para costurar;
tempo para calar, e tempo para falar;
tempo para amar, e tempo para odiar;
tempo para a guerra, e tempo para a paz".
 
MEDITAÇÃO
Verdadeiramente há um tempo para cada etapa de nossas vidas. Precisamos estar preparados. É necessário que reconheçamos e saibamos usufruir da melhor e mais responsável maneira cada uma dessas fases.  
 
CAPÍTULO 4
"Dois homens juntos são mais felizes que um isolado, porque obterão um bom salário de seu trabalho. Se um vem a cair, o outro o levanta. Mas ai do homem solitário: se ele cair não há ninguém para o levantar. Da mesma forma, se dormem juntos, aquecem-se; mas um homem só, como se há de aquecer? Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor, e um cordel triplicado não se rompe facilmente. (...) Mais vale a obediência que os sacrifícios dos insensatos, porque eles só sabem fazer o mal".
 
CAPÍTULO 5
"Não te apresses em abrir a boca; que teu coração não se apresse em proferir palavras diante de Deus (...) torrente de palavras faz nascer resoluções insensatas. (...) Aquele que ama o dinheiro nunca se fartará, e aquele que ama a riqueza não tira dela proveito".
  
MEDITAÇÃO
Assim como em Provérbios e na Carta de Tiago, o Eclesiastes nos exorta a ter vigilância contínua sobre as palavras. Da nossa boca poderá sair o mel e o fel; o bálsamo que cura e o açoite que fere. Insensato é aquele que fala sem pensar.  Refrear a língua é uma prova de poder sobre si mesmo.
 
No Módulo XVII apresentaremos o Livro Cântico dos Cânticos. Será por meio do amor entre dois jovens, e aí conheceremos mais uma bela história de amor, que o Senhor nos falará do seu amor por nós. Conheceremos também o Livro da Sabedoria.   
   
Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Terça-feira, 09 de junho de 2009.