ESTUDO BÍBLICO – MÓDULO XIX - ANTIGO TESTAMENTO
LIVROS PROFÉTICOS
 
LIVRO DO PROFETA ISAÍAS
Isaías é considerado o maior profeta de Israel. Ele é o profeta messiânico – o profeta da esperança e da justiça. A seguir apresentaremos alguns excertos das Sagradas Escrituras.
 
CAPÍTULO 01
“De que me serve a mim a multidão das vossas vítimas? Diz o Senhor. Já estou farto de holocaustos de cordeiros e da gordura dos novinhos cevados. Eu não quero sangue de touros e de bodes. (...) Vossas mãos estão cheias de sangue, lavai-vos, purificai-vos. Tirai vossas más ações de diante de meus olhos. Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem (...). Se vossos pecados forem escarlates, tornar-se-ão brancos como a neve! Se forem vermelhos como a púrpura, ficarão brancos como a lã! Se fordes dóceis e obedientes, provareis os melhores frutos da terra”.
 
MEDITAÇÃO
Conforme Jesus ratifica no Evangelho, a Ele interessa a misericórdia, e não o sacrifício. Quantas vezes fazemos sacrifícios desnecessários, promessas pesadas que não servem  para nosso crescimento espiritual. Melhor será exercitar a Misericórdia, a Compaixão, a Partilha do amor e do pão, a Solidariedade – Misericórdia eu quero, diz o Senhor, e não o sacrifício.
 
CAPÍTULO 7
“O próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará” Deus Conosco.”
 
CAPÍTULO 9
“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu a luz. Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos. (...) Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. O seu império será grande e a paz sem fim sobre o reino de Davi e em seu reino”.
 
MEDITAÇÃO
Isaías é o profeta messiânico. Ele traça o perfil do Salvador com exatidão matemática. Ele é a Luz que ilumina nossos caminhos, nossa vida. Que nós, cristãos, rejeitemos a tristeza e vivamos em regozijo porque temos o Deus da Vida.

CAPÍTULO 11

“Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer; mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos pobres da terra”.
 
MEDITAÇÃO
Verdadeiramente a profecia de Isaías se cumpriu. Jesus é descendente de Jessé. Esse Deus-homem não julgou pelas aparências e isso foi causa de escândalo na época. Quando estivermos discorrendo sobre os evangelhos veremos como Jesus é duramente criticado e até a sua divindade é posta à prova por causa da sua liberdade de expressão. Quando ele vai almoçar na casa de Zaqueu, o cobrador de impostos, as pessoas se perguntam se um Deus não saberia que àquele homem é um pecador, que cobra impostos exorbitantes do povo. Em outro momento, quando Maria Madalena lava os pés de Jesus com lágrimas e os enxuga com os próprios cabelos, novamente se perguntam se o filho de Deus não saberia que àquela mulher é uma prostituta, impura, incapaz de se aproximar dos “puros”. Só mesmo alguém de infinita sabedoria, personalidade forte e controle emocional blindado para enfrentar os preconceitos daquela época. E hoje, será que estamos muito distantes do pensamento dos nossos antepassados? Ainda julgamos, jogamos pedras, queremos tirar o cisco do olho do irmão e não percebemos a trave em nossa própria visão. Ah! Senhor, como somos arrogantes e ignorantes. Perdoai-nos e iluminai-nos.
 
No Módulo XX prosseguiremos com Isaías 

Boa leitura
 
Sexta-feira, 12 de junho de 2009.
 
Iara Mesquita