ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXIV
ANTIGO TESTAMENTO

LIVROS PROFÉTICOS

 
LIVRO DE BARUC
Para não tornarmos esse estudo muito extenso passaremos rapidamente por alguns livros e nos deteremos com mais vagar naqueles que entendemos apresentar lições que mais se identificam com as nossas vidas. Citaremos apenas uma passagem de Baruc.
 
CAPÍTULO 03
“Se houvesses caminhado pelas sendas de Deus, poderias habitar para sempre na paz. Aprende onde se acha a prudência, a força e a inteligência, a fim de que saibas, ao mesmo tempo, onde se encontram a vida longa e a felicidade, o fulgor dos olhos e a paz”.
 
LIVRO DE EZEQUIEL
Ezequiel  é conhecido pela linguagem intrépida e pelo estilo imaginativo.
 
CAPÍTULO 11
“Eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo; extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne, a fim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e eu o seu Deus”.
 
CAPÍTULO 36
“Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne”.
 
LIVRO DE DANIEL
No livro de Daniel são muito interessantes as seguintes passagens: Os três jovens na fornalha (cap. 3); Daniel na cova dos leões (cap. 6);  a história de Suzana (cap. 13).
 
CAPÍTULO 03 – OS TRÊS JOVENS NA FORNALHA 
O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro e proclamou que todos os povos deveriam adorar a estátua. Entretanto, os judeus Sidrac, Misac e Abdênago descumpriram o tal decreto e por isso o rei ordenou que se não adorassem a estátua seriam lançados na fornalha ardente. Os rapazes, cheios de fé, responderam que não trairiam a Deus e não temiam os castigos do rei. Os meninos, ao serem lançados na fornalha ardente "passeavam dentro  das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor".   
 
CAPÍTULO 06 – DANIEL NA COVA DOS LEÕES
Daniel era ministro da confiança do rei Dario e, por sua superioridade de espírito, causou inveja a muitos que desejando matá-lo e sabendo que ele adorava somente ao Deus de Abraão,  sugeriram ao rei que fosse publicado um edito estabelecendo que dentro de trinta dias aquele que dirigisse suas preces a outro deus que não o rei, seria jogado na cova dos leões. Daniel então foi denunciado e o rei que gostava muito dele ficou bastante contrariado mas, como tinha dado a sua palavra, ordenou que Daniel fosse jogado na cova dos leões. O rei então disse: "Que o Deus que tu adoras com tanta fidelidade, queira ele mesmo salvar-te". Selaram a cova com uma pedra. De volta ao palácio, o rei passou a noite sem nada tomar e não conseguiu adormecer. Logo ao amanhecer dirigiu-se com toda a pressa à cova dos leões.  Chamou por Daniel com a voz cheia de tristeza. Porém o milagre havia acontecido e Daniel respondeu: "Meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões."
 
CAPÍTULO 13 – HISTÓRIA DE SUZANA
Suzana era uma jovem e bela senhora. Um dia dois homens apaixonaram-se por ela e como ela não os quisesse levantaram um falso testemunho dizendo que ela havia traído o marido. Suzana foi condenada à morte. Ela orou ao Senhor que suscitou o espírito íntegro de um adolescente chamado Daniel. Este resolveu interrogar seus acusadores separadamente que entraram em contradição e com isso foi provada a inocência de Suzana. 
 
COMENTÁRIO
Observaram, amigos, como a Bíblia é ilustrada com histórias de belas mulheres que, mesmo sem pretensão, fazem os homens enlouquecer? Primeiro foi Eva que guiou Adão, ainda que por caminhos tortuosos. Sara era uma mulher de extrema beleza. Em seguida relatamos as histórias de Betsabé, Dalila, Judite, Ester e, agora, Suzana. Também os adolescentes têm destaque na História de Deus: Davi, Salomão, José e, agora, Daniel.
    
 
No Módulo XXV conheceremos os profetas: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas e Miquéias. 
 
 
Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Quarta-feira, 17 de junho de 2009