ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXV
ANTIGO TESTAMENTO - LIVROS PROFÉTICOS

LIVRO DO PROFETA OSÉIAS

 
CAPÍTULO 06
QUERO O AMOR MAIS QUE O SACRIFÍCIO
"Porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos".
 
CAPÍTULO 12
"Meu coração se revolve dentro de mim, eu me comovo de dó e compaixão".

CAPÍTULO 14

"Curarei a sua infidelidade, amá-los-ei de todo o coração, porque minha cólera apartou-se deles. Serei para Israel como o carvalho. Ele florescerá como o lírio. E lançará raízes como o álamo"
 
MEDITAÇÃO
Senhor, de que adianta os nossos joelhos ralados, os nossos cultos, os nossos sacrifícios se não temos o conhecimento do amor que ajuda, se compadece, perdoa e se doa? Tende piedade de nós, Senhor.
 
LIVRO DE JOEL
CAPÍTULO 03
"Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo".
 
LIVRO DE AMÓS
CAPÍTULO 05
"Buscai o Senhor e vivereis. (...) Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias".
 
LIVRO DE ABDIAS
CAPÍTULO 01
"O dia do Senhor está próximo para todas as nações: como tiveres feito, assim se fará contigo; carregarás sobre a cabeça o peso de teus atos.
 
LIVRO DE JONAS
A história de Jonas é o prenúncio da morte e ressurreição de Jesus. Assim como Jonas, Jesus foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.
O Senhor mandou Jonas ir a cidade de Nínive para proferir contra ela os oráculos porque a sua iniqüidade era grande. Jonas temeu o desafio e pensou que poderia fugir do Senhor. Embarcou em um navio em direção a Társis. Mas o Senhor fez cair uma grande tempestade que agitou a embarcação. Jonas, sabendo que a tempestade era por sua causa pediu que o lançassem ao mar. Logo que foi jogado nas águas o mar se acalmou e "O Senhor fez que ali se encontrasse um grande peixe para engolir Jonas, e este esteve três dias e três noites no ventre do peixe (...) então o Senhor ordenou ao peixe, e este vomitou Jonas na praia. Jonas pregou em Nínive e todos clamaram a Deus."
  
LIVRO DE MIQUÉIAS
CAPÍTULO 04
"O Senhor nos ensinará os seus caminhos, e andaremos por suas veredas".
 
No Módulo XXVI abordaremos os Livros Proféticos de Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, último livro do Antigo Testamento. 
 
Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Quinta-feira, 18 de junho de 2009.