ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXVI
ANTIGO TESTAMENTO - LIVROS PROFÉTICOS
 
LIVRO DE NAUM
CAPÍTULO 01
"O Senhor é um Deus zeloso (...) O Senhor é paciente e grande em poder (...) O Senhor é bom, é um refúgio na tribulação, conhece os que nele confiam (...) Vou agora quebrar o jugo que pesava sobre ti, e romper as tuas cadeias".

LIVRO DE HABACUC

CAPÍTULO 02
ENSINA-NOS A PERCORRER OS TEUS CAMINHOS, SENHOR!
"Ai daquele que amontoa o bem alheio! (...) Ai daquele que procura lucros criminosos para a sua casa."
 
LIVRO DE SOFONIAS
CAPÍTULO 03
O SENHOR ANDA EM TRANSPORTES DE ALEGRIA POR CAUSA DE NÓS.
"Alegra-te e rejubila-te de todo o coração, filha de Jerusalém! O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, e afastou o teu inimigo. (...) Não temas (...) Não se enfraqueçam os teus braços! O Senhor teu Deus está no meio de ti como herói Salvador! Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e te renova o seu amor, ele exulta de alegria a teu respeito."

LIVRO DE AGEU

CAPÍTULO 02
PAZ AOS HOMENS DE BOA VONTADE
"Farei reinar a paz neste lugar, diz o Senhor dos exércitos".
 
LIVRO DE ZACARIAS
CAPÍTULO 01
DEUS TEM CIÚMES DE NÓS
"Quem vos toca, toca a menina dos meus olhos."
 
LIVRO DE MALAQUIAS
Último Livro do Antigo Testamento
CAPÍTULO 03
NÃO PERMITA QUE NOS DESVIEMOS DE TI, SENHOR!
"Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho. E imediatamente virá ao seu templo o Senhor que buscais, o anjo da aliança que desejais (...) Voltai a mim, e eu me voltarei para vós."
 
Amigos, encerramos o Antigo Testamento. No Módulo XXVII iniciaremos o estudo do Novo Testamento que significa Nova Aliança.
 
O Novo Testamento se inicia com o nascimento da estrela maior - Jesus. Ele mudou todo o rumo da humanidade. Sua história é contada por quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João
 
Os textos do Novo Testamento são mais fáceis que os do Antigo Testamento e falaremos de belíssimas histórias e promessas divinas já conhecidas de todos.
 
Evangelho quer dizer Boa Notícia. As profecias que lemos dos livros proféticos serão cumpridas no Novo Testamento.  
 
Há vários psicólogos da atualidade utilizando os ensinamentos de Jesus  como técnicas para seus pacientes. Há especialistas em liderança valendo-se das técnicas de Jesus para  proferir seminários e conferências para os líderes e hoje.
 
Há médicos ministrando doses de oração para a cura dos males de seus pacientes.
 
As pessoas estão descobrindo que conhecer Jesus não é uma exclusividade da Igreja, dos religiosos. Até os ateus estão enxergando tesouros inestimáveis na herança que Ele nos deixou. Aceitemos o desafio de enxergar o Salvador também como médico, psicólogo, psiquiatra, advogado, mestre, líder, pai, filho, irmão, amigo etc.
 
Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Sexta-feira, 19 de junho de 2009.