ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXIX
NOVO TESTAMENTO
EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
 
CAPÍTULO 14
MORTE DE JOÃO BATISTA
Herodes tomou por mulher Herodíades, mulher de seu irmão Felipe. João Batista denunciou publicamente essa situação escandalosa. Por essa razão, Herodes mandou prendê-lo com o intuito de silenciá-lo. Ocorre que João Batista não se deixava intimidar. Ele pregava até para as paredes e nunca temeu qualquer ameaça. João Batista é a voz poderosa que clama no deserto. É o precursor de Jesus – seu primo -  filho de Zacarias e Isabel. Foi ele quem batizou Jesus no Jordão. Herodes deu uma festa em seu aniversário e Salomé, a filha de Herodíades, dançou para os convidados. Herodes ficou encantado e disse-lhe que pedisse o que quisesse. Orientada pela mãe, a garota pediu a cabeça de João Batista. Herodes só não pôde silenciar o exemplo, o ensinamento, a mensagem, a biografia de João Batista.   

CAPÍTULO 15

OS FARISEUS E SUAS TRADIÇÕES
Os fariseus eram muito zelosos das tradições exteriores. Por essa razão, indagaram de Jesus por que os apóstolos não lavavam as mãos antes de comer. Jesus recorre ao Profeta Isaías para lembrar que é dos fariseus que o profeta fala ao dizer “Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim.”
 
MEDITAÇÃO
Quantas vezes nós nos preocupamos apenas com o culto exterior, enquanto o nosso coração está distante de Deus. Iluminai-nos, Senhor, e ajudai-nos a compreender que somente os de coração puro herdarão o Reino dos Céus.
  
CAPÍTULO 18
O BOM PASTOR CUIDA DE SUAS OVELHAS
Jesus é o Bom Pastor, e nós, suas ovelhas. Ainda que o pastor tenha cem ovelhas e apenas uma se desgarre, deixa ele as noventa e nove e sai angustiado, enfrentando frio, fome, terrores noturnos e não sossega enquanto não encontrar àquela ovelha. E quando a encontra sente mais alegria do que pelas noventa e nove que não correram risco algum.  Em outro episódio Jesus diz que conhece cada uma de suas ovelhas e que dá a vida por cada uma delas. Ah! Amigos, como é maravilhoso saber que o nosso Bom Pastor cuida de cada um de nós com tanto zelo e carinho.  Davi traçou bem a figura do Bom Pastor no Salmo 22 – que em algumas Bíblias é o Salmo 21, outras, 23.
 
CAPÍTULO 20
PARÁBOLA DOS OPERÁRIOS DA VINHA
 
Jesus é verdadeiramente um exímio contador de histórias. O mas relevante é que, consciente de que seu público continha pessoas iletradas, ele se volta para elas e utiliza recursos estilísticos básicos, busca adequar o seu discurso às ferramentas comuns àquele povo. E foi com esse raciocínio magistral que Jesus expôs para seu público a visão do Reino: “1 Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. 2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. 3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. 4 Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. 5 Eles foram. Na sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo.” Agiu assim até o final do dia, sempre ajustando o mesmo salário. Ao final do dia ordenou ao feitor que chamasse os operários da vinha e que começasse a realizar o pagamento começando pelos últimos até os primeiros. Quando os primeiros que julgavam receber mais viram que seu pagamento era também de um denário, se revoltaram visto que trabalharam mais. “13 O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? 14 Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti. 15 Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? 16 Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.”
 
COMENTÁRIO
 Por que medimos o nosso merecimento pelo outro? Por que estamos sempre vestindo a toga de julgador? Por que achamos que somos superiores aos outros e, por essa razão, mais merecedores de dádivas? Essa parábola me lembra o momento sublime de Jesus na cruz quando, naquele momento ele concedeu a salvação ao ladrão arrependido. Não foi preciso nada além de alguns minutos para que todo o seu passado fosse esquecido. Dessa maneira, os últimos serão os primeiros. Portanto, os publicanos e as meretrizes precederão a muitos no Reino de Deus.
 
No Módulo XXX avançaremos mais no Evangelho de Mateus.
 

Boa leitura
 
Iara Mesquita
 
Segunda-feira, 22 de junho de 2009.