ESTUDO BÍBLICO - MÓDULO XXX

NOVO TESTAMENTO
EVANGELHO SEGUNDO MATEUS
CAPÍTULO 21 - DOS DOIS FILHOS

A parábola conta que um homem tinha dois filhos. O pai pediu ao primeiro que fosse trabalhar na vinha. Ele respondeu que não iria. Logo, porém, se arrependeu e foi. O pai fez então o mesmo pedido ao segundo filho, que se prontificou em atendê-lo, mas não foi. Jesus pergunta: “Qual dos dois fez a vontade do pai? "Em verdade vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino dos céus!".

MEDITAÇÃO
Quantas vezes nossa fachada impressiona e, por essa razão somos julgados como melhores que outros que são capazes de maiores gestos de grandeza. O primeiro filho, como nós tantas vezes, foi rápido para fazer promessas, mas não foi capaz de cumpri-las. O segundo filho primeiro rejeitou a missão. Depois, contudo, sem alarde, fez a vontade do pai. Importa mais a ação do que o discurso.

CAPÍTULO 22 - PARÁBOLA DA FESTA DAS BODAS
E novamente por parábolas Jesus comprara o Reino dos céus a um rei que ao celebrar as bodas do seu filho, enviou servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. Insistiu ainda o rei convidando outros. Ocorre que cada um apresentou uma desculpa para não ir ao casamento. Indignado, o rei mandou que convidasse a todos que encontrassem no caminho. E conclui Jesus: “14 Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”.

O GRANDE MANDAMENTO
E Jesus resume os dez mandamentos em dois: “Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). 38 Este é o maior e o primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40 Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas.”

CAPÍTULO 23 - ESCRIBAS E FARISEUS
Os fariseus tinham vãs preocupações com o culto exterior. Contudo, deixavam à deriva a espiritualidade. Eis por que Jesus profere: “27 Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. 28 Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.”

CAPÍTULO 26 - JANTAR EM BETÂNIA
“6 Encontrava-se Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso. 7 Estando à mesa, aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, cheio de perfume muito caro, e derramou-o na sua cabeça. 8 Vendo isto, os discípulos disseram indignados: Para que este desperdício? 9 Poder-se-ia vender este perfume por um bom preço e dar o dinheiro aos pobres. 10 Jesus ouviu-os e disse-lhes: Por que molestais esta mulher? É uma ação boa o que ela me fez. 11 Pobres vós tereis sempre convosco. A mim, porém, nem sempre me tereis. 12 Derramando esse perfume em meu corpo, ela o fez em vista da minha sepultura. 13 Em verdade eu vos digo: em toda parte onde for pregado este Evangelho pelo mundo inteiro, será contado em sua memória o que ela fez.”

COMENTÁRIO
Mateus, por delicadeza, não expõe a identidade dessa mulher, mas provavelmente é Maria de Magdala – Maria Madalena, aquela que estava para ser apedrejada por ter sido flagrada em adultério. Maria, que muito pecou muito se sente devedora desse Salvador. Quem é esse homem que não julga, que perdoa sempre sem fazer perguntas ou exigir qualquer tipo de promessa? Que homem é esse que não se importa de se expor ao se declarar defensor dos excluídos, marginalizados? Que Jesus é esse que apresenta a salvação ao alcance de todos? Esse é verdadeiramente o Emanuel – Deus conosco.

Com esse Módulo encerramos o Evangelho de Mateus. No Módulo XXXI iniciaremos o estudo acerca do Evangelho de Marcos.

Boa Leitura

Iara Mesquita

Terça-feira, 23 de junho de 2009.