JUSTIÇA

Mestre,como sabes,por vezes me constranjo,mas gostaria,com todo respeito que te dedico,de indagar algo.Mesmo não tendo o direito de acusar ninguém e nem intenção de julgar os atos de Deus,queria o seu pronunciamento acerca da justiça,pois em vários momentos parece-me ver o contrário nos fatos diários.

Jesus,bem acomodado no madeiro improvisado,abre as comportas do seu magnânimo olhar e anuncia,sorrindo brandamente com íntima alegria pela pergunta de Tadeu:

-Tadeu,a lei da justiça é uma realidade nos ajudando a todos.Se nos sentimos injustiçados nas ocorrências da vida,é por nos faltar capacidade de entendimento da vontade do Pai Celestial. Em verdade te digo que nem um astro desses que embeleza o infinito desaparece fora de hora,como a queda de uma folha não se dá em momento errado.Tudo,mas tudo se ajusta à harmonia universal,sem perda de um til na escrita de Deus. O que percebeste,como fenômeno da vida e das coisas,interpretando como justiça,podemos afirmar sem arrogância,meu filho,que é a manifestação da Justiça perfeita,porquanto ninguém recebe o que não merece nem aquilo que não pode suportar no seu avanço espiritual.Consideramos maravilhoso a criatura amar e, além disso,achamos mais importante ainda que sabe por que está amando.Creio que nenhum dos presentes tem coragem de acusar o Criador pelos distúrbios íntimos de cada um e pelas hecatombes que se processam no panorama do mundo. Esses fatos,dentro e fora de nós consomem vidas e mais vidas,fazem jorrar rios de lágrimas e sangue,deixam multidão de viúvas e incontáveis crianças ôrfãs,que não têm coragem de se acusarem. Apesar disso vivem em dúvidas atrozes,dispersando forças do coração e da inteligência,em círculo vicioso,sem o devido proveito.

Deixa que o silêncio os ajude a gravar o que ouviram,e prossegue com dignidade:

Eis que se,compreendermos os desígnios do Senhor,se pelo menos atentarmos no porquê das coisas,tudo se aclara.As leis que imperam como justiça somente são vistas com bons olhos,quando as analisamos com sabedoria. Do contrário,ficamos nos debatendo no ambiente agressivo da ignorância.

Tadeu,depois de alguns momentos,sem nada ouvir do Mestre se manifesta,apressado:

Então?

Jesus,envolvido em meiguice espontânea,adianta-se,entendendo sua vontade:

Quando somos dotados de força física,Tadeu,é justo saber como usar essa força.

Juiz,só um o é,e a ele pertencem todos os direitos de aplicar a lei de reação das ações executadas. Se queres saber,é bom que logo te conscientizes disso: os meios de ser útil. Á coletividade e a si mesmo são incontáveis,sem anunciar o dever de ser caridoso,pois Deus está em toda parte. Ele vê antecipadamente o ato benevolente,o gesto que em primeiro lugar harmoniza a conciência de quem o pratica,em todos os casos. A justiça aplicada pelas mãos humanas,além do escândalo,tem interesse em anunciar uma valentia que está impulsionanda pela vaidade,para tanto,existem as leis criadas pelo senhor que nunca se esquece daquilo que deve ser dado a cada criatura,atuando,também,como vigilante na defesa daqueles que são realmente inocentes. Basta,para os que se reúnem em nome de Deus nesta assembléia,confiar na Justiça universal e procurar entender a mensagem dos céus,que desponta em todos os fatos do mundo,e os fatos do mundo íntimo que afloram para cada alma. se existe cativeiro forçado,prisões infectas e carrascos sem coração,a revolta marca uns e outros,já que são águas da mesma ferfura. A observação nos diz que se usa a bigorna de ferro para amoldar o ferro,com o malho do próprio ferro.

Pelo que conhecemos-continua Jesus-temos outros caminhos melhores,para pregar e executar a justiça pelo bem no domínio do amor mais puro. É bom que eu diga e que compreendais bem depressa: não falo para os mortos na carne e sim para os despertos em espírito e verdade. A ninguém julgo,pois não estou aqui para isso,vim para que conheçais o amor,porque somente ele tem o poder,no coração das criaturas,de estender a felicidade para que nenhuma das ovelhas se perca nos labirintos do ódio. Quem se preocupa em demasia com justiça não tem condições para fazer a benevolência,e quando intenta misturar a caridade com ela,a exigência empalidece o amor.

Jesus compreende bem o maior problema que aflinge Tadeu. Deixa que ele analise pacientemente o assunto em conversação e acrescenta,com humildade:

-Meu filho,não queiras ser o que ainda não podes suportar.A inveja,mesmo sendo tocada pelo clarão da boa vontade,carrega consigo o azinhavre da meledicência. Todo invejoso se esquece das suas próprias qualidades que,por vezes,dormem,desperdiçando as forças que gasta,invejando. A cobiça não deixa que repares na carência de muitas qualidades do invejado e queres,com isso,tirar dele o que ele tem para suprir as tuas deficiências.

Não é,porventura,isso,a maior injustiça?

Finalizando em tom paternal,ajusta os pensamentos de todos os presentes,com esta expressão:Deixai tudo nas mãos do senhor que tudo vê e sabe antecipadamente de todas as coisas e os segredos dentro de cada coração.

(JESUS CRISTO)

JOÃO PANTANEIRO
Enviado por JOÃO PANTANEIRO em 07/11/2009
Código do texto: T1910824
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.